O Carnaval 2026 tem sido positivo para bares e restaurantes de Ribeirão Preto e região. De acordo com o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Alta Mogiana, Vinícius Iozzi, o movimento no primeiro fim de semana superou as expectativas do setor.
Segundo pesquisa realizada em janeiro pela entidade, quase 70% dos empresários esperavam faturar mais neste Carnaval do que no mesmo período do ano passado, cenário que já começa a se confirmar.
Movimento descentralizado
Ribeirão Preto mantém a característica de Carnaval descentralizado, com bloquinhos de rua, festas em clubes, eventos temáticos em bares e restaurantes e até programações alternativas, como festas de rock. Essa diversidade tem contribuído para atrair público e manter moradores na cidade durante o feriado.
Além disso, a cidade tem conseguido reter moradores que antes viajavam e também atrair visitantes da região, fortalecendo o chamado turismo de lazer, que se soma ao já consolidado turismo de negócios, saúde e educação.
Estratégias para atrair clientes
Para se destacar, a recomendação da Abrasel é investir em programação específica e comunicação eficiente nas redes sociais, deixando claro ao público o que o estabelecimento oferece durante o Carnaval.
Leia também
Entre as orientações estão:
- Criar eventos temáticos ou atrações musicais;
- Oferecer opções variadas de bebidas, incluindo drinks e cervejas sem álcool;
- Valorizar a experiência do cliente, com espaços “instagramáveis”;
- Manter atenção redobrada à segurança alimentar e à procedência das bebidas.
O setor também observa mudança no perfil de consumo, com o público mais jovem reduzindo a ingestão de álcool, o que exige adaptação do cardápio.
Combate ao assédio
Outro ponto reforçado pela Abrasel é o cumprimento do protocolo estadual “Não Se Cale”, que determina que bares e restaurantes tenham equipes preparadas para agir em casos de assédio ou violência contra mulheres.
Os estabelecimentos são responsáveis pelo que acontece em suas dependências e devem orientar funcionários para identificar situações de risco e agir preventivamente.
A entidade reforça que o Carnaval deve ser um período de celebração, diversão e segurança, tanto para clientes quanto para empresários do setor.



