Determinação é do Banco Central, para evitar endividamento; outra alteração é no rotativo, que só poderá ser usado por 30 dias
Novas regras para o uso do cartão de crédito entram em vigor em abril, impactando diretamente os consumidores e as instituições financeiras.
Taxas de Juros Reduzidas
Os principais bancos brasileiros já anunciaram mudanças em suas políticas de crédito, com alguns reduzindo as taxas de juros para um dígito ao mês. Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, que antes praticavam taxas entre 13% e 17% ao mês (acima de 400% ao ano), atrásra oferecem opções com taxas significativamente menores.
Fim do Rotativo Prolongado
Outra alteração importante é o fim da permanência prolongada no rotativo do cartão de crédito. Os bancos não poderão mais manter clientes no rotativo por mais de 30 dias. Após o vencimento da fatura, o valor restante deverá ser parcelado ou quitado imediatamente, evitando o acúmulo de juros exorbitantes.
Leia também
Dicas para o Consumidor e Perspectivas
O economista Jair Casquel acredita que as medidas do Banco Central irão conter o endividamento e estimular a concorrência entre os bancos. Ele recomenda que os consumidores controlem seus gastos, anotando todas as despesas, mesmo pequenas, para evitar surpresas desagradáveis na fatura. Os bancos estão orientando seus clientes sobre as mudanças e oferecendo opções de empréstimos com juros menores que o rotativo. A portabilidade de dívidas também é uma alternativa para quem busca melhores condições.
As novas regras entram em vigor na próxima segunda-feira, trazendo impactos positivos para o controle financeiro dos consumidores e uma maior transparência no mercado de crédito.



