Segundo relatos de pais de estudantes, os passes estudantis não funcionaram e por isso os alunos não puderam ir às aulas
Na manhã desta segunda-feira, Cartões de ônibus apresentam instabilidade e, estudantes de Ribeirão Preto enfrentaram problemas de instabilidade no cartão de transporte escolar, o que impediu o embarque em ônibus em algumas linhas da cidade. A situação foi relatada por pais e alunos à reportagem da CBN, que recebeu diversas mensagens pelo WhatsApp informando a dificuldade no uso do cartão vale-transporte.
Relatos dos pais e passageiros
Um dos pais afetados, Exequias Caetano, contou que seus dois filhos, alunos da Escola Municipal Alfeo Gasparino, não conseguiram passar o cartão na catraca, mas foram autorizados a embarcar pela porta traseira do ônibus pelo motorista. Outros ouvintes relataram que presenciaram a situação e, em alguns casos, ajudaram os estudantes pagando a passagem.
Casos específicos e impacto nas aulas: Na linha Santa Sicília, que atende bairros como São Fernando e o terminal de Bom Fim, estudantes foram obrigados a descer do ônibus por falta de pagamento, já que o motorista não permitiu embarque pela porta traseira. A situação ocorreu por volta das 6h e afetou alunos que retornavam para casa após a escola. A reportagem também apurou que alguns estudantes tiveram que pagar a passagem com ajuda de familiares ou terceiros.
Leia também
Resposta das autoridades e medidas em andamento: A RPMobi, responsável pelo transporte coletivo, informou que está apurando o ocorrido em conjunto com o consórcio operador e que, caso a falha seja confirmada, providências legais serão tomadas. A empresa orienta que quem teve problemas deve entrar em contato pelo canal oficial 0800 1616 001.
O secretário de Educação de Ribeirão Preto, Valdir Martins, afirmou que irá verificar a situação com a RPMobi e que o problema aparenta ser uma falha no sistema. Ele garantiu que a situação será regularizada para o retorno dos alunos ao meio-dia e que nenhuma falta será contabilizada para os estudantes prejudicados, especialmente em um dia de provas e avaliações importantes.
Possível causa do problema: Segundo relatos de motoristas, o sistema pode ter interpretado que os cartões dos estudantes já estavam no período de férias, devido à virada do mês de junho, o que teria causado a instabilidade no reconhecimento dos vales-transporte.
Informações adicionais
Até o momento, não foram divulgados dados oficiais sobre o número total de estudantes afetados ou a duração prevista para a resolução do problema.



