Prazo para estar em dia com a Justiça Elitoral termina na quarta-feira (8); analista judiciário, Guilherme Terra, explica o tema
Termina na próxima quarta-feira, dia 8, o prazo para regularização do título eleitoral. Para ampliar o atendimento a quem não pode comparecer durante a semana, o cartório eleitoral abriu plantão neste fim de semana. A declaração é do analista judiciário Guilherme Terra, que detalhou o esquema de atendimento e os serviços disponíveis.
Prazos e funcionamento do plantão
O atendimento é ininterrupto desde o dia 1º de maio e se estende até a próxima quarta-feira, com atendimento também no sábado e no domingo. Durante os dias úteis o cartório funciona das 9h às 17h; no fim de semana o horário será das 11h às 17h. O serviço é prestado no edifício dos cartórios eleitorais, na rua Cerqueira César, 333, no centro.
As estimativas da Justiça Eleitoral apontam para um grande movimento: o número de eleitores atendidos pode chegar a 500 mil, embora autoridades digam que essa projeção não é rígida e pode variar conforme a procura.
Leia também
Serviços online e procedimentos presenciais
Alguns procedimentos podem ser realizados pela internet, como pagamento de multas, consulta da situação do título e emissão de certidões (incluindo certidão de quitação). Contudo, operações que envolvem alteração do domicílio eleitoral, transferência, alistamento (primeiro título) e regularização de títulos cancelados exigem atendimento presencial no cartório.
O título é considerado regularizado apenas após o cumprimento dos requisitos no cartório, especialmente nos casos de cancelamento por ausência em três eleições consecutivas, quando é necessária a revisão presencial.
Documentos necessários
Para a regularização, o eleitor deverá portar documento oficial com foto — como RG, carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho ou passaporte — e comprovante de residência atualizado. Jovens que vão tirar o título pela primeira vez e completam 19 anos neste ano devem apresentar também o certificado de alistamento militar.
O cartório reforça que, após o prazo final do dia 8, não será mais permitida qualquer operação relativa ao título eleitoral até nova deliberação. Eleitores são orientados a procurar o atendimento o quanto antes para evitar impedimentos futuros de participação nas eleições.



