CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cartórios de Araraquara registram alta no número de protestos

Principal motivo para a alta é que mais empresas passaram a fazer o procedimento, como a CPFL
protesto de dívida
Principal motivo para a alta é que mais empresas passaram a fazer o procedimento, como a CPFL

Principal motivo para a alta é que mais empresas passaram a fazer o procedimento, como a CPFL

O número de protestos de títulos em cartórios de Araraquara cresceu mais de 28% de janeiro a novembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em todo o estado, o aumento foi ainda mais significativo, com um crescimento de 12 vezes em maio de 2023 em relação a maio de 2015.

Aumento de Protestos e a CPFL

Um dos fatores que contribuíram para esse aumento é a adoção de medidas de cobrança por órgãos que antes não utilizavam esse tipo de procedimento. A CPFL, por exemplo, passou a enviar títulos de cobrança de energia para o cartório desde novembro de 2022. Segundo o tabelião José Janone, apenas 20% das cobranças da CPFL em Araraquara são recebidas, indicando uma alta taxa de inadimplência (80%).

Notificação e Consequências

O cartório oferece um serviço de intimação pessoal, enviando um motoqueiro à residência do devedor para entregar o aviso de protesto. O devedor tem três dias úteis para quitar a dívida. Caso não o faça, o título é protestado e entregue ao credor, impossibilitando qualquer ação além de negociar diretamente com a empresa credora para pagamento.

Como Regularizar a Situação

Após o pagamento da dívida, o devedor deve apresentar o comprovante de pagamento ao cartório para solicitar o cancelamento do protesto. Com isso, seu nome será retirado dos cadastros de inadimplentes como Serasa e SPC.

O aumento significativo de protestos em Araraquara e no estado destaca a importância da conscientização sobre as consequências da inadimplência e a necessidade de buscar soluções para regularizar pendências financeiras.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.