CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cartórios de Ribeirão fazem plantão para regularização de título de eleitor

Até dia 4 de maio haverá esquema especial de funcionamento aos finais de semana e expediente estendido diariamente
regularização título eleitor
Até dia 4 de maio haverá esquema especial de funcionamento aos finais de semana e expediente estendido diariamente

Até dia 4 de maio haverá esquema especial de funcionamento aos finais de semana e expediente estendido diariamente

Os cartórios eleitorais de Ribeirão Preto ampliaram o horário de atendimento, abrindo atrásra às 9h da manhã, em vez das 11h. Além disso, nos próximos dois finais de semana, nos dias 23 e 24 de abril e 30 de abril e 1º de maio, os cartórios também estarão abertos das 9h às 18h.

Serviços Essenciais ao Eleitor

O juiz eleitoral Ricardo Braga Montserrat destacou os principais serviços oferecidos aos eleitores. O foco principal é o título de eleitor: emissão do primeiro título, segunda via para quem perdeu, ou atualização para mudança de local de votação, endereço ou bairro. O prazo final para regularização é 4 de maio.

Atenção aos Jovens Eleitores e Prioridades

Jovens com menos de 18 anos não são obrigados a votar, mas podem fazê-lo, inclusive aqueles que completarem 16 anos até o dia 2 de outubro. O juiz Montserrat enfatiza a importância de procurar o cartório apenas em casos de extrema necessidade, priorizando quem votará pela primeira vez. Ele também pede para que quem já possui título evite os últimos dias do prazo, para não sobrecarregar o cartório e prejudicar o atendimento a quem realmente precisa.

Recadastramento Biométrico e Documentação Necessária

Para quem precisa mudar o local de votação, é imprescindível comparecer pessoalmente ao cartório, mesmo para eleitores com deficiência física. Isso se deve à necessidade de realizar o recadastramento biométrico, que exige a captura de foto e impressões digitais no local. No entanto, a identificação biométrica em Ribeirão Preto só será implementada nas eleições de 2018. Para tirar o título de eleitor, é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de residência. Homens também devem apresentar o certificado de alistamento militar.

A iniciativa visa facilitar o acesso dos eleitores aos serviços e garantir a participação de todos no processo democrático.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.