Objetivo é levar cultura e conhecimento histórico para os estudantes na região; Fernanda Dias trás os detalhes sobre a ação
A Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto, lançou o projeto “Escola no Museu”, que levará cerca de 250 estudantes da rede pública estadual para visitas mediadas ao museu.
Processo Seletivo e Inscrições
O projeto conta com um processo seletivo para as escolas. As instituições de ensino médio da rede estadual interessadas devem realizar a inscrição por meio de formulário online (Google Forms) ou entrar em contato com a Casa da Memória Italiana pelo WhatsApp (16 99760-9946).
Objetivos e Atividades
O projeto visa apresentar o patrimônio histórico, cultural e artístico da Casa da Memória Italiana aos alunos. As visitas incluem uma oficina que aborda os modos de vida do passado, fazendo um diálogo com o presente, e temas de sustentabilidade, como reciclagem e preservação ambiental. A iniciativa busca promover a inclusão social e oferecer acesso à cultura e à história local para estudantes que muitas vezes não têm essa oportunidade.
Leia também
A Casa da Memória Italiana: Um Patrimônio Histórico
Localizada no centro de Ribeirão Preto, próxima à Catedral, a Casa da Memória Italiana é um palacete de 1923. Os visitantes encontram mobiliários da época, pinturas e objetos que ilustram o estilo de vida da década de 20. O museu demonstra como eram utilizados espaços como a garagem e a área de lavagem de roupas, incluindo o processo de “quarar” a roupa, um hábito pouco conhecido atualmente.
O projeto “Escola no Museu” oferece visitas mediadas e oficinas para escolas estaduais. Escolas particulares também podem entrar em contato para agendar visitas e propor atividades em parceria com o museu, via e-mail ([email protected]) ou WhatsApp (16 99760-9946).



