Polícia investiga incêndio que foi realizado no dia 16 de setembro, no bairro Monte Alegre; inquérito já foi instaurado
Um incêndio criminoso na mata da USP de Ribeirão Preto está sendo investigado pela polícia. Imagens de câmeras de segurança mostram um casal colocando fogo em papéis, o que rapidamente se alastrou pela vegetação seca.
Imagens Exclusivas e Depoimentos
A Rádio CBN Ribeirão teve acesso exclusivo às imagens do incêndio. Em entrevista, o delegado confirmou que a guarda da USP alertou o casal sobre o risco de incêndio antes mesmo do ocorrido. O Dr. Haroldo Schaud, responsável pelo inquérito, explicou que a investigação apurará se o incêndio foi doloso ou culposo, baseado no artigo 41 do Código do Meio Ambiente. O casal já foi ouvido e alegou que o incêndio foi acidental.
Consequências e Ações
O incêndio atingiu aproximadamente 150 metros quadrados de mata. O supervisor da guarda da USP, Adilson Biagem, relatou que os guardas orientaram o casal a não atear fogo, mas duas horas depois, eles retornaram e iniciaram a queimada. A promotora do meio ambiente, Cláudia Bibi, explicou que o casal responde por crimes administrativos (multas e reparação do dano ambiental), e crimes ambientais (atear fogo em vegetação e poluição atmosférica), com penas que variam de 2 a 4 anos de reclusão, dependendo se o crime for considerado doloso ou culposo. O tenente da Polícia Ambiental, Patrick Cândido Barbosa, reforçou a importância de se evitar qualquer tipo de queimada, principalmente em períodos de seca.
Leia também
A Rádio CBN Ribeirão continua acompanhando o caso e tentando contato com o casal para obter o seu posicionamento. O inquérito está em andamento, aguardando laudos periciais e dos bombeiros para determinar as causas do incêndio e as responsabilidades envolvidas. A rápida ação da guarda da USP e da brigada de incêndio da instituição, aliada ao vento calmo, evitaram que o incêndio tivesse proporções maiores. A gravidade do ocorrido destaca a necessidade de conscientização da população sobre os riscos de incêndios em áreas de vegetação seca, principalmente durante períodos de estiagem.



