Especialistas acreditam que obras de Cândido Portinari podem estar ‘escondidas’ nas paredes do prédio
O casarão centenário das rosas, localizado no centro de Batatais, guarda em suas paredes um mistério que intriga moradores e especialistas: a possível existência de obras de Cândido Portinari. A hipótese surgiu após a proprietária, a professora Norma Bianchini, iniciar um processo de restauração da histórica residência.
Um jardim e uma história
A casa, conhecida pelo exuberante jardim repleto de rosas, é para Norma muito mais do que um imóvel. “Pra mim é tudo, essa casa é tudo”, afirma a professora, que se dedica a preservar a memória do local e recebe visitantes com carinho. A construção, finalizada em 1897, possui uma arquitetura única, com portão e grades de ferro vindas da Inglaterra, portas e janelas francesas e detalhes feitos por artesãos italianos.
Restauração e descobertas
José Paulo dos Santos, responsável pela reforma, destaca a complexidade do trabalho, principalmente na restauração de um detalhe em forma de dragão. “Toda a restauração que me deixou assim mais com vontade de estar pesquisando foi a questão do dragão”, conta ele, explicando os desafios de trabalhar em locais de difícil acesso e a minúcia necessária para preservar a originalidade da peça. A pintura do dragão, danificada com o tempo, recebeu uma intervenção para garantir sua preservação.
Leia também
O mistério de Portinari
A possibilidade de pinturas de Portinari nas paredes do casarão surgiu devido à amizade entre Norma e o artista, na época em que ele trabalhava nos painéis da Igreja Matriz de Batatais. A pintura branca aplicada posteriormente pelo marido de Norma dificulta a descoberta, mas José Paulo acredita na existência de obras escondidas sob as camadas de tinta. Um estudo mais aprofundado está previsto para o próximo ano, com a remoção das camadas pictóricas para revelar o que se esconde sob a superfície. Após seis meses de trabalho árduo, a restauração do casarão das rosas continua, revelando aos poucos os segredos guardados em suas paredes centenárias.



