Casas de repouso irregulares: o que a Secretaria de Saúde de Ribeirão está fazendo?
A proprietária de casas de repouso em Ribeirão Preto, Eva Maria Lima, foi presa na noite de ontem no Parque Ribeirão. A prisão ocorreu após pedido do promotor Carlos César Barbosa, devido à gravidade dos fatos.
Irregularidades e Precariedade nas Casas de Repouso
A equipe de reportagem esteve em uma das casas, localizada na Rua Lafayette, número 1882, e constatou diversas irregularidades. Duas ambulâncias do SAMU estavam no local. Segundo o repórter Fábio Marquisely, as condições eram precárias, com banheiros sem ergonomia, pisos e armários quebrados. Familiares de uma idosa internada estavam prestando apoio, relatando a ausência de cuidadores e enfermeiros, que haviam desaparecido. Eles compraram alimentos para o café da manhã dos idosos, muitos dos quais estavam sem medicação. Tabelas de dieta e medicações estavam presentes, mas sem assistência efetiva. A assistência social da prefeitura ainda não havia chegado ao local.
Nos banheiros, havia roupas jogadas e um forte cheiro de urina, indicando uma situação deplorável. Uma ambulância do SAMU estava retirando uma maca, possivelmente para levar um idoso ao pronto-atendimento.
Leia também
Ações da Secretaria de Saúde
O secretário de Saúde, Maurício Godinho, informou que as casas já possuíam interdição administrativa e judicial. A casa no Parque Ribeirão, onde ele esteve com o prefeito, era desconhecida pela Secretaria de Saúde e apresentava uma situação deplorável. A prioridade foi dar suporte de saúde, com o SAMU deslocando pacientes para hospitais e UPAs. Nas outras duas casas, o SAMU realizou triagem, e equipes médicas foram deslocadas para prescrever medicações.
A assistência social está providenciando alimentação, e a unidade de deslocamento de urgência está atuando. A polícia está ciente e conduzindo a perícia. A Secretaria de Saúde está contatando as famílias, responsáveis pelos idosos em clínicas particulares, conforme o Estatuto do Idoso. Técnicos de enfermagem e médicos foram enviados para dar suporte até que a situação seja resolvida.
Condições dos Idosos e Próximos Passos
Na casa da Rua Maria Cláudia Odorizzi, foram encontrados 13 idosos, e na Rua Lafayette, 16. Embora não estivessem em estado grave, necessitavam de cuidados como troca de fraldas, banho e administração de medicamentos. Muitos sofrem de doenças crônicas e foram encontrados sem banho, alimentação, troca de fraldas e medicação. As medicações estavam misturadas, em desacordo com as normas da vigilância sanitária.
A Secretaria de Saúde permanecerá no local até garantir que não haja risco à vida dos idosos. Em seguida, a assistência social e as famílias assumirão a responsabilidade. A Secretaria de Saúde também apoiará a assistência social na questão dos idosos que aguardam vagas em instituições de longa permanência, priorizando aqueles que necessitam de suporte médico contínuo.
As autoridades seguem acompanhando o caso, buscando soluções para garantir o bem-estar dos idosos e responsabilizar os responsáveis pelas irregularidades.



