Maior procura por atendimento é por causa de sintomas fortes de gripe; cidade recebeu o Projeto S de vacinação em massa
Os casos de Covid-19 voltaram a subir em Serrana, cidade que recebeu o projeto S de vacinação em massa do Instituto Butantã. A Secretaria da Saúde reforça a importância da quarta dose da vacina e o uso de máscaras para conter o avanço da doença.
Aumento na procura por atendimento médico
Na UPA da cidade, o movimento aumentou significativamente, com muitas pessoas apresentando sintomas fortes de gripe, como dores de cabeça. A testagem para Covid-19 passou de 10 para 40 testes por dia, com pacientes acima de 55 anos relatando dores de garganta, dores no corpo e fortes cefaleias. A coordenadora da vigilância epidemiológica, Glenda Morais, explica que, apesar dos sintomas gripais, o aumento se deve a casos positivos de Covid-19.
Números preocupantes
Nos primeiros 18 dias de novembro, foram registrados 40 casos confirmados de Covid-19 em Serrana, um número muito superior aos dois casos registrados em todo o mês de outubro. A taxa de positividade nos testes subiu de 1,6% para 27%. O Instituto Butantã identificou a nova linhagem BQ.1 da Ômicron em Serrana, conhecida por ser mais transmissível.
Leia também
Recomendações da Secretaria de Saúde
Apesar do aumento de casos, a Secretaria de Saúde garante que não houve aumento de internações ou óbitos. A orientação é para que os moradores voltem a usar máscaras em ambientes fechados e procurem tomar a dose de reforço da vacina. A secretária Leila Guzmão destaca a importância da prevenção para evitar uma situação de maior risco, recomendando o uso de máscaras, principalmente em locais fechados e com aglomerações.


