CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Casos de dengue em Ribeirão Preto, neste ano, são quase 20 vezes maiores que o total de 2021

De janeiro a dezembro foram registrados mais de 7,3 mil casos; no ano passado todo, 370 pessoas infectadas
casos de dengue Ribeirão Preto
De janeiro a dezembro foram registrados mais de 7,3 mil casos; no ano passado todo, 370 pessoas infectadas

De janeiro a dezembro foram registrados mais de 7,3 mil casos; no ano passado todo, 370 pessoas infectadas

O fim de ano chuvoso no Brasil tem se mostrado um período crítico para a proliferação da dengue. Em Ribeirão Preto, o aumento de casos em comparação com 2021 é alarmante, com cerca de 20 vezes mais infecções confirmadas até o dia 5 de dezembro.

Números alarmantes de dengue

Entre janeiro e dezembro de 2022, foram registrados 7.354 casos confirmados em Ribeirão Preto, contra apenas 360 em todo o ano de 2021. A média diária saltou de 22 para quase uma infecção por hora. Infelizmente, a cidade também registrou uma morte por dengue em 2022, um fato inédito desde 2021. A situação é preocupante em outras cidades da região, como Franca, que registrou cerca de 7.300 casos e 15 óbitos pela doença em 2022, número significativo considerando que a cidade não registrava mortes por dengue desde 2013.

Ações de combate à dengue

Diante do cenário crítico, a Secretaria da Saúde de Franca iniciou ações para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Em Ribeirão Preto, a prefeitura realiza limpezas periódicas, mas o descarte irregular de lixo pela população compromete os esforços, com locais limpos se tornando novamente focos de proliferação em poucas horas. A conscientização da população é fundamental, sendo necessário não apenas o descarte correto do lixo nas ruas, mas também a limpeza de quintais e a manutenção da higiene doméstica. Muitas prefeituras investem em educação ambiental, ensinando a população a combater o mosquito em suas casas.

Combate contínuo e a necessidade de conscientização

A prefeitura de Ribeirão Preto realiza um trabalho contínuo de recolhimento de materiais que podem servir como criadouros do mosquito, principalmente em terrenos abandonados. A ação é intensificada em períodos chuvosos, mas o acúmulo excessivo de lixo em residências e locais públicos demonstra a necessidade de uma mudança de comportamento por parte da população. Ações como os arrastões de limpeza, embora importantes, mostram a dimensão do problema e a urgência de uma conscientização coletiva para combater a dengue.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.