Aumento de 106,2% registrado pela Secretaria de Segurança Pública em nove meses é o maior em três anos
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o número de estupros em Ribeirão Preto dobrou entre janeiro e setembro de 2016, em comparação com o mesmo período de 2015. Foram registrados 66 casos nos primeiros nove meses de 2016, contra 47 em todo o ano anterior. Comparando com 2014, o aumento também é significativo, com 48 ocorrências no mesmo período.
Aumento expressivo em Ribeirão Preto
O aumento de 100,6% em Ribeirão Preto é nove vezes maior do que a média do aumento registrado nas cidades do interior paulista, que foi de 8,67% entre 2015 e 2016. Para Nágila Ferraz, presidente do Conselho Municipal da Mulher, a quantidade de casos registrados pode ser ainda maior, uma vez que muitas vítimas se sentem envergonhadas para denunciar a violência sexual sofrida. Ela destaca a importância de buscar ajuda e registrar a ocorrência, enfatizando que estupro não se limita apenas a ataques em locais ermos, podendo ocorrer também dentro do próprio lar.
Queda em furtos e roubos de veículos
Em contraponto aos altos números de estupros, os dados da Secretaria de Segurança Pública apontam queda nos índices de furtos e roubos de veículos em Ribeirão Preto. Houve uma redução de 21,9% nos roubos e de 9,6% nos furtos de veículos, em comparação com o ano anterior. Para o tenente-coronel Francisco Manguneto, da Polícia Militar, esse resultado é fruto de prisões realizadas nos últimos meses e de um planejamento estratégico da corporação, com ações focadas em locais com maior incidência de crimes.
Leia também
Roubos e a questão dos celulares
Apesar dos números positivos em relação a veículos, o número de roubos em geral cresceu 3,8% de 2015 para 2016. O tenente-coronel Manguneto destaca o celular como o principal alvo dos criminosos, mas ressalta o aumento da conscientização da população, que tem procurado registrar boletins de ocorrência com informações como IMEI. A polícia tem obtido sucesso na prisão de receptadores, e a expectativa é de redução dos índices nos próximos meses. A recomendação é que as pessoas fiquem atentas ao guardar seus celulares em locais públicos.
Os dados de criminalidade são fornecidos mensalmente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.



