As obras iniciaram há dois meses em caráter de urgência, devido ao aumento de rachaduras no prédio
A Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto passará por uma revitalização completa. A expectativa é que as obras sejam finalizadas em alguns meses, segundo o padre Francisco Jábero.
Reforço Estrutural
O início das obras foi adiantado devido ao deslocamento de uma coluna de sustentação em 30 centímetros, causado pela trepidação do solo provocada pelo tráfego intenso de ônibus próximos à Catedral. Para solucionar o problema, foram instaladas 31 estacas na área externa e mais seis microestacas no interior da igreja, a 22 metros de profundidade. A previsão é que esta primeira etapa seja concluída em meados de janeiro.
Recursos e Parcerias
A reforma da Catedral é financiada por recursos de rifas e campanhas, como a rifa de um Fusca. A igreja também busca apoio de empresas por meio de programas de isenção fiscal, como o ICMS e a Lei Rouanet. O padre Chico convida empresas interessadas em contribuir para entrar em contato com a secretaria da Catedral pelo telefone 3625-0007.
Leia também
Restauro e Previsão de Custos
Após o reforço estrutural, a próxima etapa será o restauro da igreja, com previsão de início para o primeiro bimestre de 2019 e término em meados do ano. O custo total estimado para todas as etapas da revitalização é de 6 milhões de reais.