Tutor disse que o animal estava doente e nega ter cometido maus-tratos; corpo foi recolhido e levado para autópsia
A Polícia Civil de Ribeirão Preto investiga a morte de um cavalo encontrado em uma caçamba na zona norte da cidade, no bairro Itororó. O dono do animal alegou que o cavalo estava doente, mas a situação levanta suspeitas de maus-tratos.
O Encontro do Cavalo e a Investigação
Uma denúncia anônima à Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Ribeirão Preto levou à descoberta do corpo do animal na Rua Carlos de Pádua Rinal. Com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), a equipe constatou que o cavalo estava morto havia alguns dias, coberto por uma lona em uma área pública invadida. O dono se apresentou, prestou depoimento e foi liberado. Ele afirmou que o cavalo estava doente e morreu por causas naturais, negando maus-tratos.
Suspeitas de Maus-Tratos e Legislação
Apesar da versão do dono, o chefe operacional da GCM, Estélio da Fonseca, alertou que a falta de atendimento veterinário para o animal doente pode configurar infração e maus-tratos. Um boletim de ocorrência foi registrado para averiguação, e um laudo veterinário após a necropsia do animal será crucial para determinar se houve ou não maus-tratos. A coordenadoria de limpeza urbana removeu o corpo para exames. A GCM reforça a preocupação com o aumento de denúncias de maus-tratos a animais, lembrando que é crime passível de multa e prisão.
Leia também
Legislação e Prevenção
A GCM destaca a ilegalidade da criação de animais de grande porte (cavalos, vacas, porcos, etc.) em áreas urbanas. O caso serve como alerta para a população sobre a responsabilidade pelos animais sob seus cuidados, enfatizando que maus-tratos incluem qualquer tipo de negligência. A população é incentivada a denunciar casos suspeitos pelo telefone 153. A fiscalização e o cumprimento da legislação são fundamentais para garantir o bem-estar animal e a segurança pública, uma vez que animais soltos nas vias públicas representam risco de acidentes.



