Animais, que aparentavam fraqueza, estavam deitados em um canteiro em frente ao local, na zona Oeste da cidade
Dois cavalos foram encontrados em situação de abandono na manhã desta segunda-feira (dia não informado no texto original) em frente ao Supera Parque, na Avenida Doutora Nadir Aguiar, bairro Jardim Semikuri, zona oeste de Ribeirão Preto. A denúncia foi feita por um trabalhador da região que preferiu não se identificar, mas enviou fotos para a CBN Ribeirão.
Animais em situação de risco
Os animais, aparentemente fracos e magros, chegaram a deitar na grama. A preocupação era com a possibilidade de acidentes, já que a avenida é de grande fluxo e alta velocidade. A denúncia destaca a urgência da situação, considerando o risco para os animais e para os motoristas.
Ação da Prefeitura e Bem-Estar Animal
A Divisão de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Ribeirão Preto, representada por Viviana Alexandre, explicou a situação. Segundo ela, a zona oeste apresenta um grande número de terrenos baldios, o que favorece a proliferação de animais soltos. Viviana Alexandre apontou uma cultura inadequada de soltar os animais nas ruas para evitar custos com alimentação, o que configura infração à lei municipal que proíbe a criação de animais de grande porte em zona urbana. Até março deste ano, 44 animais de grande porte foram recolhidos pela prefeitura. A prefeitura utiliza uma empresa terceirizada para o recolhimento, microchipagem, tratamento e posterior encaminhamento dos animais para áreas rurais ou adoção.
Denúncias e Soluções
A reportagem reforça a importância das denúncias para garantir a segurança e o bem-estar animal. Para denúncias de animais de grande porte soltos, a população pode entrar em contato pelo telefone 0800-887-1511 ou WhatsApp (16) 99178-3000. A prefeitura disponibiliza esses canais 24 horas por dia, 7 dias por semana. A questão da superpopulação de animais e a necessidade de ações mais rápidas e eficazes por parte da prefeitura foram discutidas, incluindo a limitação de espaço para abrigar os animais recolhidos e a importância de políticas públicas mais efetivas para lidar com o problema crônico de animais soltos na cidade.



