CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CBN acompanha mapeamento da Covid-19 em Ribeirão Preto

Visitas às 700 casas do município começaram nesta sexta-feira (1º); estudo promete dar panorama da doença na cidade
Covid-19 Ribeirão Preto
Visitas às 700 casas do município começaram nesta sexta-feira (1º); estudo promete dar panorama da doença na cidade

Visitas às 700 casas do município começaram nesta sexta-feira (1º); estudo promete dar panorama da doença na cidade

Profissionais de saúde começaram nesta segunda-feira a visitar mais de 700 casas em Ribeirão Preto para a realização de testes de Covid-19. A pesquisa, liderada pela Universidade de São Paulo (USP), visa estudar a disseminação do vírus na cidade.

Início da Pesquisa e Receptividade da População

A equipe de pesquisadores, acompanhada por jornalistas, iniciou os trabalhos na Zona Norte da cidade. Apesar de algumas pessoas terem sido surpreendidas enquanto dormiam, a maioria recebeu os profissionais de forma acolhedora. A divulgação prévia da pesquisa na mídia parece ter contribuído para a boa receptividade da população. Em alguns casos, houve recusas, mas a equipe seguiu para outros domicílios.

Metodologia e Resultados Esperados

O processo de coleta de dados é rápido e simples, levando cerca de 30 minutos por residência. A pesquisa, que se estenderá por três dias, abrangerá diversos bairros da cidade. Os resultados individuais serão entregues aos participantes até o final da semana seguinte, e os dados anônimos serão compartilhados com a vigilância epidemiológica municipal, estadual e federal.

Importância da Pesquisa e Cenário Atual

Segundo o Dr. Fernando Belíssimo, infectologista envolvido no estudo, a pesquisa é crucial para entender a distribuição da doença na cidade, complementando as informações limitadas obtidas apenas por meio dos hospitais. A coleta de dados em diferentes bairros e grupos sociais permitirá a implementação de medidas de controle mais eficazes. Embora Ribeirão Preto tenha apresentado um número relativamente baixo de casos graves em comparação com outras cidades, a pesquisa visa mapear a presença de casos leves e evitar uma possível surpresa com um aumento posterior de casos graves. O Dr. Belíssimo também comentou sobre a importância de manter o distanciamento social e a necessidade de tempo para o controle total da doença, a menos que uma vacina eficaz e amplamente disponível se torne realidade.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.