Segundo episódio da série CBN.DOC – Especial Invest Setor Imobiliário, que apresenta análises sobre a qualidade de vida ao morar
Aposentadoria e a Busca por Qualidade de Vida em Ribeirão Preto
Valéria Pastriani, engenheira aposentada, e seu marido escolheram Ribeirão Preto como destino após 35 anos morando na capital paulista. A busca por mais qualidade de vida, com tudo próximo e acessível, motivou a mudança. A experiência do casal reflete uma tendência crescente na cidade.
Mercado Imobiliário Aquecido e Crescimento Econômico
Ribeirão Preto se destaca como a cidade com até 1 milhão de habitantes que mais cresce em São Paulo, movimentando mais de 1 bilhão de reais no mercado imobiliário nos três primeiros meses do ano. De acordo com a Prospecta Inteligência Imobiliária, o município apresenta uma forte atração econômica, capaz de atrair grandes empresas e negócios. Esse crescimento, segundo Cristiano Rabelo, diretor da consultoria, é resultado de uma dinâmica econômica local positiva e de uma projeção baseada em dados do IBGE. Estudos anteriores da Prospecta já haviam apontado Ribeirão Preto como um dos mercados imobiliários mais atrativos do país.
Fatores que Impulsionam o Mercado Imobiliário
O perfil da população ribeirão-pretana contribui para o aquecimento do mercado imobiliário. A cidade concentra pessoas economicamente ativas, na faixa etária entre 25 e 49 anos, com maior poder aquisitivo para financiamentos de longo prazo e grande participação nos arranjos familiares. Além disso, o número de casamentos e divórcios na cidade também impulsiona a demanda por imóveis, seja para a formação de novas famílias ou para novas moradias após separações. A cidade ocupa posições relevantes em rankings estaduais em ambos os quesitos.
Leia também
Ribeirão Preto se consolida como um polo atrativo, impulsionado por uma combinação de qualidade de vida, crescimento econômico e dinâmica populacional. A demanda por imóveis reflete a busca por diferentes perfis de moradia, impulsionando o mercado imobiliário local.