CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CBN Esportes Especial entrevista a ex-goleira Andreia Suntaque

Ouça o primeiro bloco do programa que foi ao ar neste sábado (20)
Andreia Suntaque
Ouça o primeiro bloco do programa que foi ao ar neste sábado (20)

Ouça o primeiro bloco do programa que foi ao ar neste sábado (20)

Neste sábado, a CBN Araraquara (95,7) e a CBN Ribeirão (90,5) proporcionaram uma entrevista exclusiva com a goleira Andrea Suntak, ex-Seleção Brasileira. A conversa, mediada por Luiz Augusto, abordou a trajetória da atleta, desde os primeiros passos até os desafios do futebol feminino.

De Campo Mourão ao Mundo: Uma Jornada Inesperada

Andrea, paranaense de Campo Mourão, sempre se destacou no esporte, apesar de sua família não ter histórico de atletas. Iniciou no vôlei, mas sua altura a impediu de seguir na modalidade. Após passar pelo futsal, onde atuou em diversas posições até chegar ao gol, sua trajetória tomou um rumo inesperado. Durante um quadrangular em Curitiba, Zé Duarte, então treinador do São Paulo, a observou e ficou impressionado com seu chute de meta, que ultrapassava o meio-campo. Sem experiência formal como goleira, foi convidada para um período de testes na Seleção Brasileira, em 1997, e logo em seguida ingressou no São Paulo.

A Seleção e os Desafios do Futebol Feminino

Sua trajetória na Seleção Brasileira durou 17 anos, incluindo participações em quatro Olimpíadas (Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012). Andrea relembra com emoção sua primeira Olimpíada, onde se tornou titular inesperadamente. Compartilhou também as dificuldades enfrentadas no futebol feminino brasileiro, como a falta de estrutura e de apoio financeiro, contrastando com a realidade de seleções como a americana, que se preparam por anos para competições como a Olimpíada e a Copa do Mundo. Andrea destaca a evolução do futebol feminino em termos físicos, mas enfatiza a necessidade de melhorias na estrutura, investimento em categorias de base e a criação de departamentos independentes de futebol feminino nos clubes, para que a modalidade se desenvolva de forma sustentável.

Um Futuro Promissor

A experiência de Andrea na Espanha, onde jogou por diversos clubes, incluindo o Sevilla e o Zaragoza, também foi abordada. Sua trajetória demonstra a necessidade de investimento e profissionalização do futebol feminino brasileiro, para que o país possa alcançar o mesmo nível de outras potências mundiais. A entrevista finaliza com a convicção de que, com mais estrutura e investimento, o futebol feminino brasileiro tem um futuro promissor.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.