Ouça o segundo bloco do programa deste sábado (20)
Neste sábado, o programa CBN Sports recebeu Daniel Paulista, ex-treinador do Sport Club do Recife, para um bate-papo sobre sua carreira. A conversa contou também com a participação de João Fagiola, do GloboEsporte.com.
De Náutico a Sport: Uma Trajetória de Sucesso
Daniel Paulista iniciou sua trajetória no Náutico, onde se tornou capitão e recebeu o apelido de “Daniel Paulista” para se diferenciar de outro jogador com o mesmo nome. Após uma excelente recuperação do time no Campeonato Brasileiro da Série A, com seis vitórias consecutivas, ele recebeu convites de diversos clubes, optando pelo Sport por conta da proposta financeira e da estrutura de trabalho oferecidas.
Desafios e Conquistas no Sport
A transferência de Daniel Paulista para o Sport, rival do Náutico, gerou repercussão, mas o respeito do torcedor do Náutico prevaleceu com o tempo. No Sport, Daniel Paulista viveu momentos de grande sucesso, conquistando títulos estaduais, a Copa do Brasil e tendo a melhor participação na Libertadores da história do clube. Sua contribuição também se estendeu à construção do Centro de Treinamento do Sport, financiado em parte pela venda de seus direitos em uma transferência para a Romênia.
Leia também
Experiências Internacionais e o Retorno ao Brasil
Daniel Paulista teve uma breve passagem pela Romênia, onde jogou pelo Rapid Bucarest e disputou a Copa da UEFA. Apesar da experiência positiva em termos de estrutura e convívio cultural, a crise financeira de 2008/2009 o fez retornar ao Brasil. Ele compara a experiência na Copa da UEFA com a Libertadores, destacando as diferenças entre o estilo de jogo mais técnico da competição europeia e a maior agressividade e rivalidade da Libertadores. Daniel Paulista também relembra sua participação no confronto entre Sport e Palmeiras pela Libertadores, onde o Sport se classificou em primeiro lugar no grupo da morte, e a sua lesão no jogo contra o Palmeiras, que o afastou dos gramados por quase um ano.
Após sua carreira como jogador, Daniel Paulista retornou a Ribeirão Preto e teve passagens pelo Botafogo e Comercial, sempre buscando se manter ativo no futebol. Ele destaca a experiência de salvar o Botafogo do rebaixamento no Campeonato Paulista e a sua trajetória como treinador, onde aprendeu com grandes nomes do futebol e sempre buscou contribuir da melhor maneira para os clubes pelos quais passou. O futebol, para ele, representa a realização de sonhos e gratidão pelas oportunidades que a vida lhe proporcionou. Atualmente, ele se mantém à disposição do Sport para o ano de 2018.



