CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CBN Esportes especial recebe ex-volante Edílio

Programa vai ao ar sábado às 11h na CBN Ribeirão em 90,5FM e pelo site
CBN Esportes Edílio
Programa vai ao ar sábado às 11h na CBN Ribeirão em 90,5FM e pelo site

Programa vai ao ar sábado às 11h na CBN Ribeirão em 90,5FM e pelo site

Em um bate-papo descontraído, relembramos a trajetória de Edilho, ex-jogador que brilhou nos campos na década de 1960. Nascido nos Campos Elíseos e criado na Vila Tibério, berço do Botafogo de Ribeirão Preto, Edilho iniciou sua carreira nas categorias de base do clube.

Os Tempos Áureos do Futebol Interiorano

Após um período emprestado ao Apucarana, Edilho retornou ao Pantera, participando de clássicos Come-Fogo e tendo a oportunidade de enfrentar equipes lendárias como o Santos de Pelé e o Corinthians de Rivellino. Naquela época, os times eram repletos de craques, diferente do cenário atual. Clubes do interior como Ferroviária, Botafogo, Comercial, Rio Preto e América davam muito trabalho aos times da capital.

Craques de Ontem e de Hoje

Edilho recorda com carinho os craques da sua época, como Bazani, Dudu (Ferroviária), Carlos César, Maori (Comercial), Paulo Leão, Antoninho e Júlio Amaral (Botafogo). Ele lamenta a escassez de jogadores do mesmo nível nos dias de hoje, onde se ganha muito e se joga menos.

Reencontro e Elogios de um Ídolo

Durante a entrevista, Carlos, o “Canhão da Vila Tibério”, também participou, elogiando a habilidade de Edilho e relembrando os tempos em que jogaram juntos. Carlos destacou a qualidade de Edilho como volante, que além de marcar, também saía para o jogo, um estilo diferente dos volantes atuais.

Lembranças e Amizade Duradoura

Edilho e Carlos recordaram um jogo contra o Juventus, na Rua Javari, onde Carlos marcou três gols de falta. Edilho revelou que gostava de bater na bola de peito de pé, buscando o efeito para fazer a curva. A amizade entre os dois, construída nos campos de futebol, permanece forte até hoje.

O Futebol de Ontem e de Hoje

Edilho reside em São Paulo desde 1969 e, embora não seja um fanático por futebol como antigamente, ainda acompanha os jogos. Ele critica a falta de revelações e craques no futebol atual, onde o salário muitas vezes se sobrepõe à paixão pelo esporte. Edilho também lamenta a situação dos jogadores que, nos últimos meses de contrato, já podem assinar com outros clubes, prejudicando o desempenho de suas equipes.

Treinos e Preparação Física: Uma Comparação

Edilho descreve os treinos da sua época como simples, mas exigentes. A preparação física era feita com trotes, corridas e exercícios sem equipamentos sofisticados. Ele recorda um treino específico com o técnico Atuviere, que consistia em subir e descer as arquibancadas de concreto da Vila Tibério, um exercício considerado exaustivo.

Relembrando Companheiros e Amigos

Dirceu, ex-goleiro do Botafogo, também participou da entrevista, mandando um abraço para Edilho e relembrando os tempos em que jogaram juntos. Dirceu destacou a seriedade e dedicação de Edilho à equipe. A amizade entre os ex-jogadores, construída nos campos, permanece viva até hoje.

O Legado de uma Geração

Valadão, comentarista, questionou Edilho sobre um grande momento vivido no Botafogo e sobre o time que ele se recorda com carinho. Edilho mencionou diversos jogadores com quem atuou, como Dirceu, Expedito, Ademar, Tinho, Veríssimo, José Carlos, Roberto Rebouço, Carlute, Ferreirinho, Márcio, Paulo Leão, Jardinho e Antoninho.

A Paixão Pelo Botafogo

Mesmo morando em São Paulo, Edilho acompanha o Botafogo e, por cerca de sete anos, auxiliou o clube em questões administrativas e logísticas na capital paulista. Ele se considera um torcedor do Botafogo, embora também simpatize com o São Paulo, time do seu genro.

A conversa com Edilho nos transportou para uma época de ouro do futebol, repleta de craques e paixão pelo esporte. Suas memórias e relatos nos permitem valorizar ainda mais o legado dos jogadores que fizeram história em Ribeirão Preto.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.