CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CBN Esportes especial recebe o Capitão

Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado 1º
CBN Esportes especial
Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado 1º

Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado 1º

O CBN Esportes Especial tem o prazer de receber grandes nomes do futebol brasileiro, aqueles que marcaram a história do esporte no Brasil e no mundo. Hoje, vamos relembrar a carreira de um craque e um momento mágico proporcionado por uma equipe do interior de São Paulo.

A Saga do Guarani em 1978

Em 1978, o Guarani Futebol Clube, de Campinas, escreveu seu nome na história ao se tornar o primeiro clube do interior a conquistar o Campeonato Brasileiro. Com uma mistura de jovens talentos e jogadores experientes, o Bugre encantou o país com um futebol dinâmico e técnico. A linha de frente, formada por Capitão, Careca e Bozó, marcou 21 dos 57 gols do Guarani na competição, silenciando as críticas e levando alegria aos torcedores.

Talentos da Base e a Evolução do Futebol

Naquela época, o Guarani revelava muitos jogadores da base, algo que infelizmente não se vê com tanta frequência no futebol brasileiro atual. Hoje, a parte física prevalece sobre a técnica, e a falta de jogadores com capacidade de definir um jogo é evidente. Antigamente, cada equipe, tanto da capital quanto do interior, possuía grandes jogadores. Os times eram verdadeiros formadores de talentos, com foco na técnica. Atualmente, a velocidade do jogo é tão grande que os jogadores correm mais de dois quilômetros por partida, enquanto antigamente, os meias corriam no máximo seis ou sete quilômetros.

Das Ruas aos Gramados: A Formação de um Craque

Antigamente, as crianças aprendiam a jogar futebol nas ruas e em terrenos baldios, superando dificuldades e desenvolvendo suas habilidades sozinhas. Hoje, existem milhares de escolinhas de futebol, mas nem tantos jogadores são formados como antigamente. As escolinhas atuais muitas vezes têm como objetivo principal o sustento do dono, enquanto os clubes formadores de antigamente tinham como objetivo a formação do atleta profissional.

Relembrar essa trajetória nos mostra a importância de valorizar a técnica e investir na formação de novos talentos, resgatando a essência do futebol brasileiro.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.