CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CBN Esportes Especial recebe o ex-lateral Athirson

Ouça o segundo bloco do programa deste sábado (24)
Athirson
Ouça o segundo bloco do programa deste sábado (24)

Ouça o segundo bloco do programa deste sábado (24)

Neste sábado, 24 de março de 2018, o programa Almanac, da CBN, discutiu o tema da felicidade, com a psicóloga Caroline Rangel e o membro da Sociedade Brasileira de Coaching, Sidney Peteck.

A Felicidade no Ambiente Hospitalar

Caroline Rangel, psicóloga do Hospital das Clínicas e mestre pela USP de Ribeirão Preto, compartilhou sua experiência com pacientes em situações críticas, como doenças crônicas ou em fim de vida. Ela destacou a importância de iniciativas como a visita de doutores palhaços, que oferecem momentos de leveza e descontração, quebrando a rotina angustiante do hospital. Esses momentos permitem que os pacientes, muitas vezes identificados apenas com a doença, se reconectem com outras facetas de suas vidas, lembrando que são mais do que seu diagnóstico. Para pacientes em fim de vida, a felicidade pode se resumir a pequenos gestos, como um abraço familiar, um sorvete ou um simples banho.

Autoestima e o Caminho para a Felicidade

Sidney Peteck abordou a questão da autoestima, utilizando a pirâmide de Maslow como referência. Ele explicou que a autoestima se encontra no topo da pirâmide, sendo difícil alcançá-la sem antes atender às necessidades básicas de segurança e sociais. Peteck também discutiu o papel dos “sabotadores” – hábitos e distrações que impedem as pessoas de saírem da zona de conforto e buscarem a auto-realização. O coaching, segundo ele, auxilia a identificar e reduzir esses sabotadores, estabelecendo metas e um acompanhamento para alcançar objetivos e, consequentemente, a felicidade.

A Busca pela Felicidade: Uma Invenção Pessoal

Caroline Rangel trouxe uma perspectiva interessante sobre a felicidade, descrevendo-a como uma “invenção”. Ela argumentou que a busca pela felicidade completa e absoluta é incompatível com a realidade, e que a satisfação parcial dos desejos permite a continuidade da busca e o desenvolvimento de novos sonhos. Utilizando o filme “Stalker”, de Tarkovsky, como exemplo, ela ilustrou como a possibilidade de satisfazer todos os desejos de uma vez só poderia anular o próprio desejo e a motivação para seguir em frente. A felicidade, portanto, reside na jornada, na busca constante e na capacidade de encontrar satisfação em pequenas conquistas, sem se deixar paralisar pelas frustrações.

Tanto Caroline quanto Sidney concordaram que a jornada para a felicidade é individual e única. Encontrar a felicidade requer autoconhecimento, a busca por relacionamentos positivos e a definição de um propósito de vida. Embora existam diferentes abordagens e perspectivas, o objetivo final é o mesmo: encontrar a própria satisfação e bem-estar.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.