CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CBN Ribeirão inicia, neste Natal (25), uma série de reportagens com a retrospectiva de 2024

Primeiro episódio começa trazendo os principais fatos de janeiro e fevereiro, entre eles, o caso Beto Braga, morto em Ribeirão
CBN Ribeirão inicia
Primeiro episódio começa trazendo os principais fatos de janeiro e fevereiro, entre eles, o caso Beto Braga, morto em Ribeirão

Primeiro episódio começa trazendo os principais fatos de janeiro e fevereiro, entre eles, o caso Beto Braga, morto em Ribeirão

O ano de 2024 em Ribeirão Preto começou marcado por acontecimentos que envolveram desde crimes até avanços na saúde pública. Um dos casos que gerou grande comoção foi a morte do engenheiro Beto Braga, CBN Ribeirão inicia, neste Natal (25),, de 34 anos, que morava em San Diego, nos Estados Unidos, e estava na cidade para passar as festas de fim de ano com a família. Ele desapareceu no dia 28 de dezembro e seu corpo foi encontrado no dia 30, em um apartamento próximo à Avenida do Café. O corpo apresentava sinais de violência e estava em avançado estado de decomposição. O caso foi tratado como latrocínio, com cinco pessoas envolvidas. Gabriel de Souza Brito e Marcelo Fernandes da Fonseca foram acusados de matar Beto para roubar seu celular, enquanto outros três foram condenados por comercialização e receptação do aparelho. Os advogados de Gabriel e Marcelo recorreram da decisão.

Investigações e desdobramentos do caso Beto Braga

O desaparecimento de Beto Braga começou com uma mensagem enviada à irmã dele por um desconhecido que dizia ter encontrado o celular do engenheiro. A polícia foi acionada, CBN Ribeirão inicia, neste Natal (25),, mas o encontro marcado para recuperar o aparelho não ocorreu. Um motorista de aplicativo levou a polícia até o local onde o corpo foi encontrado. Testemunhas relataram que o imóvel era alugado por garotas e garotos de programa e indicaram um cofre onde ficavam as chaves.

Avanços na saúde pública e pesquisas: O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto anunciou a preparação para a terceira cirurgia de separação de gêmeas siamesas unidas pela cabeça, após procedimentos realizados em 2018 e 2023 com resultados considerados ótimos. A cidade se consolidou como referência nesse tipo de cirurgia, que apresenta alta complexidade devido à variação na localização da união craniana.

Além disso, um estudo clínico para tratamento de leucemia linfoide aguda com terapia celular (CAR-T) foi iniciado em julho de 2024, envolvendo o Emos Centro de Ribeirão Preto em parceria com o Instituto Butantan. A primeira fase do estudo, que contou com quatro pacientes voluntários, foi concluída com aprovação da Anvisa para a segunda etapa, que incluirá 81 pacientes. O tratamento consiste na reprogramação dos linfócitos do paciente para combater células cancerígenas, sendo oferecido gratuitamente.

Segurança pública e mobilidade urbana: Em janeiro, um policial militar aposentado, Darie Alves Tremura, e seu enteado foram vítimas de latrocínio durante o transporte de um malote com R$ 23 mil. O suspeito do disparo foi preso em Londrina, Paraná, em operação conjunta das polícias. A polícia civil realizará confronto de material genético para confirmar a autoria do crime.

Na área da mobilidade urbana, a construtora Metropolitana obteve liminar para retomar as obras na Avenida 9 de Julho, após a prefeitura romper o contrato devido a atrasos. Uma nova licitação foi aberta e a vencedora retomou os trabalhos, que ainda causam transtornos à população.

Saúde pública e epidemia de dengue

Ribeirão Preto enfrentou uma epidemia de dengue em 2024, com 3.203 casos confirmados no início do ano e 975 somente em janeiro. Os números cresceram para mais de 43 mil casos e 21 mortes confirmadas, além de oito óbitos em investigação pela Secretaria da Saúde.

Política local e eleições: O cenário político também teve destaque com o afastamento do prefeito de Taquarí, Tinga van der Leijos, e de seu secretário da Fazenda, por processo de improbidade administrativa. Van der Leijos teve seus direitos políticos suspensos por 12 anos. A cidade ficou sem prefeito após a renúncia do vice-prefeito e do presidente da Câmara, levando à eleição de outro vereador para o cargo.

Informações adicionais

Os dados sobre os casos criminais, avanços médicos e situação política foram obtidos a partir de informações oficiais da polícia civil, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, da Secretaria da Saúde e de decisões judiciais. Alguns detalhes, como nomes completos de todos os envolvidos e resultados finais dos recursos judiciais, não foram divulgados.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.