Objetivo dos integrantes da comissão é prevenir acidentes e evitar a destruição do patrimônio
A Comissão de Estudos sobre a regulamentação do uso do calçadão central de Ribeirão Preto retomou a discussão sobre o assunto e propõe novas regras para o espaço público.
Proibições para garantir segurança e preservação do patrimônio
A principal mudança proposta é a proibição de bicicletas, skates, patins, triciclos, patinettes e equipamentos similares no calçadão. A medida visa garantir a segurança dos pedestres e evitar danos ao patrimônio público, considerando que o calçadão é tombado pelo Condefal (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico). Crianças poderão utilizar bicicletas desde que não coloquem em risco a integridade física de outros usuários ou causem danos ao patrimônio.
Discussões sobre o comércio local
Em relação ao funcionamento de bancas e tendas comerciais, ainda não houve consenso. A vereadora Glaucia Berenice, presidente da Comissão, afirmou que a proibição de ambulantes já é garantida por lei, e que a comissão se concentra na definição das regras para as bancas existentes, seguindo as normas do Condefal (limites, quantidade, formato, tamanho e localização).
Leia também
Próximos passos e considerações finais
A Prefeitura de Ribeirão Preto apoia a iniciativa, destacando a importância da segurança da população que frequenta o calçadão diariamente. A minuta do projeto deve ser encaminhada à prefeitura após a próxima reunião, para sanção do prefeito. Ainda há pendências em relação à impermeabilização do piso do calçadão, um detalhe que não foi finalizado pela construtora responsável pela revitalização.



