CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ceia de Natal vai ficar mais cara em 2020

Reajuste no valor de produtos como damasco e bacalhau do porto ocorre por causa do custo de produção.
Ceia de Natal
Reajuste no valor de produtos como damasco e bacalhau do porto ocorre por causa do custo de produção.

Reajuste no valor de produtos como damasco e bacalhau do porto ocorre por causa do custo de produção.

Com o Natal se aproximando, a preocupação com o orçamento doméstico aumenta, principalmente considerando a alta nos preços de alguns itens tradicionais da ceia.

Preços Elevados de Ingredientes Tradicionais

Frutas cristalizadas e bacalhau estão entre os produtos que sofreram maior aumento de preço. As frutas cristalizadas registraram alta de 20%, com destaque para o damasco (36%) e a uva passa (33%). Já o bacalhau, um dos protagonistas da ceia natalina, também apresentou aumento significativo: 28% para o bacalhau do Porto e preços mais acessíveis para o tipo Zarbo, devido a uma melhora na produção.

Dicas para Economizar na Ceia de Natal

Para equilibrar o orçamento, o gerente de supermercados Antônio 90 recomenda optar por alternativas mais em conta. A castanha do Pará, por exemplo, está cerca de 20% mais barata que no ano passado. A sugestão é substituir itens mais caros por opções mais acessíveis, pesquisar preços em diferentes estabelecimentos e aproveitar promoções. A criatividade na cozinha também é fundamental para adaptar as receitas e reduzir custos.

Reajuste nos Preços das Aves

As aves, outro item essencial da ceia, também devem sofrer reajuste, com estimativa de aumento de 12%. Esse aumento se deve aos altos custos de produção. A recomendação é pesquisar preços e optar por marcas mais econômicas.

Com o aumento dos preços de diversos produtos, planejar as compras de Natal requer atenção e estratégia. Pesquisar preços, optar por alternativas mais baratas e usar a criatividade na cozinha são medidas importantes para garantir uma ceia saborosa sem comprometer o orçamento familiar.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.