Celebrado nesta terça-feira (28), Dia de São Judas Tadeu mobiliza milhares de fiéis em Ribeirão Preto
Hoje é dia de São Judas Tadeu, o santo das causas perdidas e impossíveis. Muitos fiéis recorrem a ele em momentos de grande dificuldade. Ele também é o padroeiro do Flamengo, time de futebol carioca. A data atrai milhares de fiéis a igrejas dedicadas ao santo em todo o país, e Ribeirão Preto não é exceção. A paróquia que leva o nome do santo, localizada no Parque das Andurinhas, se prepara para receber cerca de mil pessoas para as celebrações desta terça-feira.
A História de São Judas Tadeu
Durante muito tempo, São Judas Tadeu foi esquecido por ser confundido com Judas Iscariotes. O Padre Araújo Sobrinho compartilha um pouco dessa história e fala sobre a programação de missas:
Programação Especial de Bênçãos
“Nós colocamos algumas realidades que temos presente e será dada essas bênçãos. Hoje por ser também o dia do servidor público. Então, de manhã colocou a bênção de servidores, nas seis a manhã. As nove, a bênção dos profissionais da saúde. As doze horas a bênção dos profissionais da educação. E as quinze horas a bênção dos devotos de São Judas Tadeu.”
Leia também
Padre Araújo continua: “Isso aí, às 19h30 nós teremos a missa com a processão logo em seguida. São Judas Tadeu foi esquecido por muito tempo por trazer o nome de Judas Iscariotes. Embora os evangelhos sempre façam questão de fazer essa diferença, ou chamar Tadeu ou de dizer Judas que não foi o Tadeu, dessa forma trazendo também essa imagem de Judas que é primo de Jesus, irmão de São José, que é pai de Judas Tadeu. E a mãe de São Judas também é prima de Nossa Senhora. Então, São Judas é escolhido por Jesus para ser também um dos doze apóstolos.”
O Santo das Causas Desesperadas
Santa Brisa teve uma visão do Senhor que dizia, diante de uma dificuldade, para pedir a São Judas Tadeu. Assim, ele se tornou o santo das causas desesperadas, as causas urgentes, recomendado pelo próprio Senhor.
Relembrando: ao meio-dia há uma bênção especial para os professores e profissionais da educação. Às três da tarde, a bênção para os devotos, ou seja, para todos os fiéis. E, por fim, às sete e meia da noite, missa seguida de procissão.
Em resumo, as celebrações em honra a São Judas Tadeu oferecem um momento de fé e esperança para muitos, reforçando a importância de sua figura como intercessor em momentos de aflição.



