Serão oferecidas linhas especiais de ônibus; em Araraquara, Prefeitura espera 30 mil pessoas
Nesta sexta-feira (2 de novembro), feriado de Finados, as prefeituras de Ribeirão Preto e Araraquara se mobilizaram para garantir a limpeza e segurança dos cemitérios municipais e conscientizar os visitantes sobre a prevenção da dengue.
Limpeza e Prevenção da Dengue em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, os cemitérios Bom Pastor, da Saudade e Bom Fim Paulista receberam serviços de limpeza e manutenção, com foco na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A preocupação com o acúmulo de água em vasos e plantas levou a prefeitura a solicitar apoio da Secretaria da Saúde para orientar os visitantes sobre o uso adequado de recipientes e a evitar o acúmulo de água. A ação incluiu a distribuição de orientações e a presença de colaboradores para conscientizar a população. A expectativa é de 150 mil visitantes nos cemitérios da cidade. Além da limpeza, a prefeitura organizou a fiscalização de trânsito, disponibilizou ambulância com aferição de pressão no Cemitério da Saudade e garantiu a presença da Guarda Municipal para segurança, além de água potável e a possibilidade de linhas especiais de ônibus para facilitar o acesso.
Medidas de Prevenção em Araraquara
Em Araraquara, a prefeitura também se antecipou ao feriado, orientando a população sobre os riscos da dengue e a importância de evitar o acúmulo de água em vasos e pratos nos cemitérios. Com 750 casos confirmados de dengue na cidade em 2023, a ação preventiva incluiu a distribuição de folhetos informativos e saquinhos de areia para serem colocados em vasos e ornamentos no Cemitério das Cruzes. A estimativa é de 30 mil visitantes nos cemitérios de Araraquara.
Leia também
Tanto em Ribeirão Preto quanto em Araraquara, as prefeituras trabalharam em conjunto com diversas secretarias para garantir um ambiente limpo e seguro para os visitantes durante o feriado de Finados, priorizando a prevenção da dengue e o bem-estar da população.