Ouça a coluna ‘CBN Economia’, com Nelson Rocha Augusto
O cenário político brasileiro tem gerado grande incerteza e estresse. No entanto, os impactos na economia têm sido menos severos do que se poderia esperar, devido a quatro fatores principais.
Cenário Internacional Favorável
O cenário externo mostra-se positivo para o Brasil, com abundância de liquidez, taxas de juros baixas e crescimento na China, Europa e Estados Unidos. Isso impulsiona as exportações brasileiras e sustenta a atividade econômica interna.
Reservas Internacionais e Inflação Baixa
As reservas internacionais brasileiras, que somam US$ 370 bilhões, oferecem segurança em momentos de incerteza. Além disso, o controle da inflação, mantida abaixo da meta, contribui para a queda das taxas de juros, apesar de um ritmo considerado tímido pelo Banco Central.
Leia também
Equipe Econômica Coesa
Em meio à instabilidade política, a equipe econômica demonstra unidade, experiência e coerência, transmitindo segurança e sinalizando capacidade de ação. Essa estabilidade auxilia na manutenção da atividade econômica.
Necessidade de Resolução Política
Embora a economia esteja funcionando, a falta de resolução da crise política ameaça a recuperação econômica. A dinâmica de crescimento já foi afetada e pode piorar caso a situação política não seja resolvida em breve. A expectativa é por uma solução rápida e eficaz para garantir a retomada do crescimento econômico.