CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Censo da educação aponta crescimento de 15% na procura de cursos EAD no ensino superior brasileiro

Segundo o especialista em educação, José Eduardo de Oliveira, modalidade é financeiramente mais viável em muitas regiões do país
cursos EAD ensino superior
Segundo o especialista em educação, José Eduardo de Oliveira, modalidade é financeiramente mais viável em muitas regiões do país

Segundo o especialista em educação, José Eduardo de Oliveira, modalidade é financeiramente mais viável em muitas regiões do país

O ensino a distância (EAD) tem apresentado um crescimento significativo no Brasil, atraindo cada vez mais estudantes para o ensino superior. Dados recentes apontam um aumento de 15% no número de alunos em cursos EAD em comparação com 2022.

Democratização do acesso ao ensino superior

Para José Eduardo de Oliveira, especialista em educação, a popularização do EAD está intrinsecamente ligada ao mundo pós-pandemia. A necessidade de realizar atividades de forma não presencial, incluindo trabalho e estudos, impulsionou a procura por essa modalidade. O EAD surge como alternativa financeiramente e geograficamente mais acessível, permitindo que alunos em regiões remotas ou com menor poder aquisitivo tenham acesso ao ensino superior. Essa democratização contribui para suprir a demanda por profissionais qualificados no país, especialmente na área de educação, e fortalecer a mão de obra brasileira, impactando positivamente a economia nacional.

Desafios e adaptações no EAD

Embora apresente vantagens, o EAD exige maior protagonismo e proatividade por parte do estudante. O processo de adaptação tanto para alunos quanto para instituições de ensino ainda está em curso. As instituições precisam aprimorar as metodologias de ensino, focando na orientação e no desenvolvimento de habilidades necessárias para o aprendizado a distância, que difere significativamente do ensino presencial. Há também a necessidade de garantir a qualidade dos cursos, com o Ministério da Educação intervindo para estabelecer padrões, como a exigência de um percentual de atividades presenciais.

O futuro do EAD no Brasil

O crescimento do EAD demonstra uma transformação na forma como o ensino superior é acessado no Brasil. A evolução contínua das metodologias, aliada às políticas de regulamentação e garantia de qualidade, promete consolidar o EAD como uma modalidade de ensino fundamental para o desenvolvimento do país, expandindo oportunidades e contribuindo para uma mão de obra mais qualificada.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.