CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Central dos Bombeiros que atende a região de Ribeirão recebeu 924 chamados só no sábado (24)

Número de solicitações superou a média de todo o mês de atrássto que é de 900 contatos; essa foi a maior demanda desde 2016
chamados bombeiros Ribeirão
Número de solicitações superou a média de todo o mês de atrássto que é de 900 contatos; essa foi a maior demanda desde 2016

Número de solicitações superou a média de todo o mês de atrássto que é de 900 contatos; essa foi a maior demanda desde 2016

Mais de 900 ocorrências de incêndio foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros da região de Ribeirão Preto apenas no último sábado, um número superior à média mensal de atendimentos e que supera dados de anos anteriores.

Demanda Histórica

O sábado em questão registrou 924 ocorrências, um número que supera a média mensal de atendimentos, como a de maio de 2024, que registrou 900 chamados. De acordo com o capitão Gustavo Henrique Risato da Silva, essa foi a maior demanda desde 2016. A situação foi tão crítica que o telefone de emergência 193 ficou congestionado. A corporação estabeleceu um gabinete de crises e aumentou seu efetivo operacional para tentar atender ao máximo de demandas.

Ações de Combate e Prevenção

A situação melhorou significativamente com as chuvas de domingo e as ações de uma força-tarefa do Estado para controlar os incêndios. Apesar disso, o alerta para novos focos foi mantido para 48 cidades paulistas. O trabalho de combate e prevenção continua com a manutenção do gabinete de crise em Ribeirão Preto e o apoio de aeronaves, como o modelo KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira, com capacidade para transportar 20 mil litros de água.

Impactos e Atendimentos

Os incêndios causaram impactos significativos, como o desabrigamento de 270 famílias em Pradópolis e 30 ainda em situação de risco. Em Altinópolis, 500 pessoas que participavam de uma rave precisaram de atendimento após inalar fumaça. Em Ribeirão Preto, centenas de moradores de um condomínio tiveram que deixar suas casas. O Corpo de Bombeiros priorizou o atendimento a riscos de vida, mas também atendeu áreas de cultivo de cana quando havia risco para pessoas e patrimônio. As autoridades reforçam a importância das denúncias pelos canais 193 (Bombeiros), 190 (Polícia Militar) e 181 (Polícia Civil) para combater os incêndios e identificar os responsáveis.

A situação exigiu um esforço conjunto de diversas equipes, mostrando a gravidade dos eventos e a importância da prevenção e do combate a incêndios florestais. O trabalho de recuperação das áreas afetadas e o apoio às famílias atingidas seguem em andamento.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.