Interessados podem levar roupas, agasalhos e cobertores no Sesc Ribeirão; saiba mais sobre a Cufa em: 16 99262 5033
Um incêndio na comunidade Maria de Lourdes, em Ribeirão Preto, deixou uma família desabrigada na noite de ontem. A causa do incêndio foi uma fogueira acesa para se aquecerem do frio intenso, que atingiu 5 graus Celsius na mínima. A família perdeu todos os seus pertences, mas felizmente ninguém se feriu.
Situação de vulnerabilidade social
O incidente destaca a realidade de muitas famílias em situação de vulnerabilidade social em Ribeirão Preto, que enfrentam dificuldades para se aquecer durante o inverno. A falta de recursos financeiros e de acesso à energia elétrica as força a recorrer a métodos precários e perigosos, como fogueiras dentro de casa. Muitas casas são construídas com materiais inflamáveis, aumentando o risco de incêndios.
Ação da CUFA
Rafael de Pádua, representante da CUFA (Central Única das Favelas), relatou a situação da comunidade Maria de Lourdes, que existe há oito anos e abriga cerca de 120 famílias, ou 600 a 800 pessoas. Ele destacou a ação ‘Aquece Favela’, que arrecadará cobertores, agasalhos e roupas para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade. As doações podem ser feitas a partir de terça-feira no Sesc Ribeirão Preto (telefone para contato: (16) 99222-5033).
Articulação com o poder público
A CUFA mantém diálogo com o poder público, buscando parcerias para auxiliar as comunidades carentes. Apesar da organização atuar de forma independente, a colaboração com órgãos públicos e outras entidades é fundamental para ampliar o alcance das ações de assistência social, garantindo alimentação e abrigo para as famílias em situação de vulnerabilidade, principalmente durante o inverno. A solidariedade da sociedade civil e o voluntariado são cruciais para o combate às desigualdades e para mitigar os impactos do frio intenso sobre a população mais vulnerável.



