CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Centro de Prevenção de doenças dos EUA, o CDC, lança cartilha sobre a flexibilização do uso da máscara

Documento relaciona o número de internações e novos casos ao uso obrigatório ou não do EPI; clique e ouça!
flexibilização do uso da máscara
Documento relaciona o número de internações e novos casos ao uso obrigatório ou não do EPI; clique e ouça!

Documento relaciona o número de internações e novos casos ao uso obrigatório ou não do EPI; clique e ouça!

Segundo novas orientações de pesquisadores, a flexibilização do uso de máscaras em ambientes fechados ainda é considerada precoce no Brasil. Um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) estabeleceu parâmetros para essa flexibilização, levando em conta a ocupação de leitos de UTI e enfermaria (inferior a 5%), o número de casos diários (menos de 10 casos a cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias) e a taxa de positividade em testes (inferior a 3-5%).

Cenário atual no Brasil

No entanto, esses parâmetros não são atendidos em diversas regiões do Brasil. Em Ribeirão Preto, por exemplo, a ocupação de leitos de UTI está acima de 21% e a de enfermaria, acima de 52%. O pesquisador Vítor Engraça-valente destaca que as taxas atuais estão longe do ideal proposto pelo CDC, e que a proximidade do outono e inverno, estações propícias à transmissão de doenças respiratórias como influenza, rinovírus, adenovírus e o próprio coronavírus, reforça a necessidade de cautela.

Riscos da flexibilização precoce

A flexibilização prematura do uso de máscaras, segundo o estudo, aumentaria o risco para grupos vulneráveis, como idosos acima de 60 anos, pessoas com histórico de câncer, transplantados e indivíduos com sistema imunológico comprometido. Isso poderia acarretar um aumento significativo na ocupação de leitos hospitalares.

Recomendações e alerta

Manter os cuidados e o monitoramento da situação da Covid-19 é crucial, especialmente com a chegada do outono e inverno. A vacinação continua sendo uma ferramenta importante para reduzir a gravidade da doença. Embora a Covid-19 esteja perdendo força em alguns países da Europa, a experiência internacional e os dados atuais do Brasil indicam que a flexibilização total do uso de máscaras em ambientes fechados e com aglomerações ainda é um risco, devendo-se manter a vigilância para evitar novos surtos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.