De acordo com a assistente social do Centro, o trabalho realizado vai além de uma atitude solidária
Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto se reinventa durante a pandemia
Em meio à pandemia, o Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto (CVRP) adaptou suas ações para continuar auxiliando a população. A assistente social Nelma Cristina Araújo Zanato, com 21 anos de experiência na instituição, destaca que o trabalho vai além da solidariedade, envolvendo carinho e cuidado, mesmo à distância.
Adaptação dos projetos durante a pandemia
Dos quatro projetos do CVRP, dois que atuavam em hospitais e lares de idosos foram temporariamente suspensos devido ao risco de contaminação. Contudo, o projeto “Acolher”, que atende idosos em domicílio, continuou ativo. A equipe levou mantimentos, materiais de limpeza, fraldas e leite para os idosos, atendendo às demandas por meio de contato prévio. Campanhas de arrecadação de doações foram realizadas para garantir o suprimento de itens essenciais.
Capacitação de voluntários
O CVRP oferece um programa de capacitação de três meses para seus voluntários, formando em média 70 pessoas por ano. As inscrições são abertas durante todo o ano, porém a capacitação ocorre em períodos específicos. Após a capacitação, os voluntários realizam estágios em hospitais ou lares de idosos, de acordo com sua escolha, e recebem um certificado para atuar no projeto escolhido.
Leia também
Para se tornar voluntário ou contribuir com as campanhas do Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto, entre em contato pelo WhatsApp (99726-3762) ou acesse o site voluntariadorp.org.br.



