Atendimentos com suspeitas da doença dispararam em Ribeirão desde a última semana; casos aumentaram 71% neste ano
O aumento significativo de casos de dengue em Ribeirão Preto tem preocupado a saúde pública e sobrecarregado as unidades de saúde. A alta demanda por atendimento, inclusive em hospitais particulares, motivou uma nota de interesse público pela Unimede.
Impacto nos atendimentos da Unimede
A Unimede tem registrado um aumento de 40% nos atendimentos nos últimos dias, com um perfil heterogêneo de pacientes, incluindo um número expressivo de crianças. A situação tem se mostrado desafiadora, com a necessidade de expansão de áreas de internação e observação, além do reforço nas equipes médicas e de enfermagem.
Estratégias para melhor atendimento
Para lidar com a demanda, a Unimede expandiu áreas de internação e observação, reforçou as equipes médicas e de enfermagem e mantém atendimento pediátrico 24 horas em parceria com o Hospital São Paulo. A instituição também utiliza o pronto-socorro pediátrico da Santa Casa de Misericórdia para desafogar o sistema.
Leia também
Teleatendimento e prevenção
Apesar do aumento na demanda presencial, o teleatendimento da Unimede tem desempenhado um papel importante na orientação dos pacientes, direcionando-os para o atendimento mais adequado. A recomendação é sempre buscar o médico clínico de confiança, utilizando o teleatendimento para casos mais leves. A prevenção, com a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, continua sendo fundamental para controlar a proliferação da doença.


