Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Luiz Claudio Alba
Mais de um milhão de trabalhadores no Brasil ainda não sacaram o abono salarial referente ao exercício 2012-2013, Cerca de 10 mil pessoas não, no valor de R$ 678,00, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.
Na região de Ribeirão Preto, cerca de 10 mil pessoas ainda não realizaram o saque. O prazo para o saque termina no dia 28 de junho. Quem não sacar o benefício até essa data perde o direito, e o valor é revertido para os cofres do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Para o exercício 2012-2013, 20,7 milhões de trabalhadores tiveram direito ao abono salarial, dos quais 19,5 milhões já efetuaram o saque.
Critérios para o abono salarial
Tem direito ao abono salarial (PIS/PASEP) o trabalhador que tenha tido vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior ao exercício, recebido em média até dois salários mínimos e esteja cadastrado no programa PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, conforme informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Locais para saque: Os trabalhadores inscritos no PIS podem sacar o benefício nas agências da Caixa Econômica Federal. Já os inscritos no PASEP devem realizar o saque no Banco do Brasil.
Aqueles que possuem o Cartão Cidadão da Caixa, com senha cadastrada, podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas eletrônicos e postos da Caixa.
Documentação necessária: Para retirar o dinheiro, é preciso apresentar documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no PASEP.
Informações adicionais
Os valores não sacados dentro do prazo são revertidos para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que financia programas de seguro-desemprego e outras políticas públicas.
Luiz Claudio Alba para Rádio CBN.



