Procura maior foi para o curso de medicina, com uma proporção de 86,5 candidatos por vaga
Neste domingo, aconteceu a primeira fase de um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, a Fovecha, com o menor índice de abstenção dos últimos sete anos. Dos 137.581 candidatos inscritos, 125.015 compareceram para realizar a prova, representando apenas 9% de abstenção.
Prova longa e expectativas dos alunos
Com duração de 5 horas, a prova foi considerada longa pela maioria dos alunos. Apesar da ansiedade, muitos se mostraram confiantes. Lucas Bellotti, por exemplo, relatou nervosismo, mas também a sensação de ter demonstrado o conhecimento adquirido. O professor Luiz Claudio Bilato, de língua portuguesa, concordou que a prova, apesar do tempo reduzido, foi mais objetiva que em anos anteriores, principalmente nas questões de língua portuguesa e humanas, que poderiam ter sido mais complexas.
Medicina lidera a procura
Em Ribeirão Preto, foram 10 mil inscritos. Os cursos de Ciências Médicas lideram a lista de mais concorridos, com Medicina no topo do ranking em todo o estado de São Paulo, seguida pelas faculdades de Bauru e Ribeirão Preto. Em Ribeirão Preto, a procura pelo curso de Medicina aumentou 75,6% em relação ao ano passado, com 86 candidatos por vaga. O novo curso de Psicologia da cidade ficou em sétimo lugar, com 47 candidatos por vaga. O professor Jubilato atribui essa alta procura pela área médica a fatores como a remuneração e a abertura de novas faculdades na região, que priorizaram cursos tecnológicos, deixando em segundo plano as áreas de humanas.
Leia também
Preparação para a segunda fase
O resultado da primeira fase será divulgado em 18 de dezembro. Os aprovados seguirão para a segunda fase, que inclui uma redação. O professor Jubilato destaca a importância de estar bem informado para um bom desempenho na redação, sugerindo o acompanhamento de notícias e o uso de diferentes fontes de informação. As provas da segunda fase estão marcadas para os dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2018.



