CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerca de 20% dos alunos da rede estadual de Ribeirão têm baixa frequência escolar

Mesmo com a retomada das aulas presenciais, o índice de presença não atingiram o patamar de antes da pandemia
baixa frequência escolar
Mesmo com a retomada das aulas presenciais, o índice de presença não atingiram o patamar de antes da pandemia

Mesmo com a retomada das aulas presenciais, o índice de presença não atingiram o patamar de antes da pandemia

A evasão escolar é um problema preocupante em São Paulo, especialmente após a pandemia. Para combater esse desafio, o estado está realizando uma busca ativa de alunos faltosos e desinteressados.

Busca Ativa e Fatores da Evasão

Em Ribeirão Preto, cerca de 20% dos alunos da rede estadual apresentam frequência flutuante, ou seja, não frequentam as aulas diariamente. As causas são diversas, envolvendo fatores tanto dentro da escola quanto relacionados à realidade familiar. Muitas famílias priorizam compromissos como consultas médicas ou atividades no centro da cidade, mesmo que isso signifique faltar às aulas.

Estratégias de Combate à Evasão

Para reverter essa situação, estão sendo adotadas diversas medidas. As escolas estão implementando aulas mais atrativas e dinâmicas, buscando motivar os alunos. Paralelamente, há um trabalho intenso com as famílias, por meio de reuniões e ligações, para conscientizá-las sobre a importância da frequência escolar. Além disso, há uma parceria com o Ministério Público, Secretaria de Saúde e Conselho Tutelar para um acompanhamento mais abrangente.

Monitoramento e Soluções

O sistema Escola Total permite o monitoramento diário da frequência dos alunos, facilitando a identificação de casos críticos. Alunos com menos de 75% de frequência não são automaticamente aprovados, mas aqueles com frequência acima desse percentual, e com defasagem em alguma disciplina, passam por uma avaliação do Conselho de Escola. A busca ativa, que inclui ligações, cartas registradas e visitas domiciliares, visa garantir a reintegração dos alunos à escola. A matrícula e rematrícula para o próximo ano estão abertas até o dia 21, com a necessidade de comparecimento dos pais para garantir a vaga.

O esforço conjunto de escolas, famílias, órgãos públicos e comunidade é crucial para garantir que todos os alunos tenham acesso à educação e alcancem seu potencial. A escola permanece como um espaço de acolhimento e reintegração, buscando sempre o melhor para cada estudante.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.