Prefeitura realiza mobilização nesta quarta-feira na Praça Schimdt para assistir moradores
Ribeirão Preto enfrenta um desafio significativo: aproximadamente 3.405 pessoas vivem em situação de rua, com a maioria concentrada na região da rodoviária. A Secretaria de Assistência Social e o Instituto Limite estão trabalhando em conjunto para amenizar essa situação.
Ações para a população em situação de rua
Uma iniciativa piloto está sendo implementada na Praça Chimiche, área com histórico de problemas como tráfico de drogas e acúmulo de lixo. A ação inclui a instalação de banheiros móveis para oferecer higiene básica aos moradores de rua, além da disponibilização de uma casa de passagem com espaço para banho, alimentação e descanso. A prefeitura, em parceria com outras entidades, planeja também um local específico para a distribuição de alimentos, evitando o descarte irregular de sobras nas ruas.
Revitalização da Praça Chimiche e ações futuras
A Praça Chimiche passará por revitalização, incluindo limpeza, poda de árvores e reformas necessárias. Apesar da possível migração de moradores de rua para outras áreas após a revitalização, o trabalho de abordagem e assistência social continuará em outras regiões da cidade. A estratégia inclui a criação de um espaço próximo à Rodoviária, onde as organizações que oferecem alimentos e outros serviços poderão se concentrar, melhorando a organização e o atendimento.
Leia também
Parcerias e estratégias de longo prazo
O sucesso da iniciativa depende da colaboração entre diferentes setores do poder público e da sociedade civil. Além da Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Cultura e a Polícia Militar estão envolvidas, oferecendo tratamento para dependência química e atuando na prevenção do tráfico de drogas. A manutenção da limpeza e revitalização da praça será contínua, buscando uma solução de longo prazo para a questão da população em situação de rua em Ribeirão Preto. A iniciativa visa a dignidade para todos, moradores de rua e demais cidadãos, garantindo o uso dos espaços públicos por todos.



