Na região de Ribeirão Preto, 13 cidades terão eleições biométricas no pleito de 2018
Quase 400 mil eleitores tiveram seus títulos cancelados em São Paulo por não realizarem o cadastramento biométrico.
Biometria obrigatória em 13 cidades da região
Na região de Ribeirão Preto, 13 cidades exigiram a biometria para votação: Altinópolis, Guará, Miguelópolis, Monte Azul, Pedregulho, Rifaina, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio da Alegria, Tambau, Terra Rocha, Catanduva, Descalvado e Aguaí. Apesar disso, 99% do eleitorado regional realizou o cadastramento, com apenas 589 pessoas perdendo o prazo e ficando impossibilitadas de votar.
Impacto da falta de biometria
A chefe do cartório eleitoral de São Carlos, Letícia Brumado, explicou que os eleitores com títulos cancelados por falta de biometria não podem votar nem justificar a ausência. Em todo o estado, Guarulhos liderou o número de cancelamentos, com 148 mil títulos, seguido por Sorocaba, com 60 mil. O cientista político Emerson Ademir Borges de Oliveira lamentou o alto número de cancelamentos, destacando a importância da participação cidadã no processo democrático por meio do voto.
Leia também
Situação em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, a biometria ainda não é obrigatória. Dos 443 mil eleitores, 118 mil (26%) já fizeram o cadastro biométrico. Quem perdeu o título na cidade só poderá regularizar sua situação após o segundo turno das eleições, em 5 de novembro.
A ausência de biometria resultou em um número significativo de eleitores impossibilitados de votar. A participação cidadã nas eleições é crucial para a escolha de representantes e a consolidação da democracia. A regularização dos títulos para aqueles que perderam o prazo ocorrerá após o segundo turno.



