Documento deve ser enviado até o dia 30 de junho
Faltam apenas duas semanas para o prazo final da entrega da declaração do Imposto de Renda! De acordo com dados contabilizados entre 2 de março e 11 de junho em 66 cidades da região de Ribeirão Preto, 41% dos contribuintes ainda não entregaram suas declarações. A pandemia levou a Receita Federal a prorrogar o prazo até 30 de junho, mas quem não entregar a declaração dentro do prazo pode enfrentar multas e problemas com o órgão.
Preocupações com o prazo final
O consultor contábil Eber Carvalho destaca os problemas causados pela entrega em cima da hora, principalmente para quem está sujeito à entrega da declaração e tem pouco tempo. Além das multas, quem tem imposto a pagar ou quem espera restituição precisa ficar atento. Deixar para a última hora aumenta os riscos de erros e problemas.
Riscos de entregar a declaração em cima da hora
Um dos principais problemas relatados por quem entrega a declaração em cima da hora é a falta de documentação. A correria pode levar ao esquecimento de documentos importantes como comprovantes de venda de veículos ou aquisição de bens. Informações bancárias, como extratos e saldos de contas, também costumam ser deixadas para a última hora, dificultando o processo de declaração. Essa falta de organização aumenta o risco de cair na malha fina.
Leia também
Malha fina e acompanhamento da declaração
Quem cai na malha fina pode ter o CPF bloqueado e sofrer penalidades. O processo de análise das declarações começa em janeiro do ano seguinte e leva seis meses. É importante acompanhar o status da declaração no site da Receita Federal pelo menos uma vez por mês, pois o órgão informa periodicamente sobre o andamento do processo. Se a declaração estiver em análise, é preciso verificar se há alguma informação faltando ou incorreta. Em Ribeirão Preto, 53,6% das declarações foram entregues; em Franca, 53%; em Sertãozinho, 64,8%; e em Barretos, 55%. Portanto, não deixe para a última hora! Organize seus documentos e informações com antecedência para evitar problemas futuros.



