CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerca de 80 mil pessoas tem irregularidades em seu CPF em Ribeirão

No país, cerca de 14% da população está com o documento suspenso; segundo levantamento, dados são 'satisfatórios'
irregularidades CPF Ribeirão
No país, cerca de 14% da população está com o documento suspenso; segundo levantamento, dados são 'satisfatórios'

No país, cerca de 14% da população está com o documento suspenso; segundo levantamento, dados são ‘satisfatórios’

De acordo com levantamento da Unit 4, empresa fornecedora de dados para o mercado, 14% da população brasileira possui o CPF com alguma pendência: 1% cancelado, menos de 1% com situação pendente de regularização e 14% suspenso. A pesquisa indica que 85% dos documentos estão regulares.

Situação em Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, o delegado adjunto da Receita Federal, Armando Vicente Medeiros-Borges, afirma que os números (8.402 CPFs suspensos, 100 nulos e 10.886 cancelados) estão dentro do esperado, compatíveis com os dados do ano anterior. A principal preocupação da Receita Federal diz respeito a possíveis fraudes associadas a CPFs irregulares, como a obtenção de empréstimos e financiamentos, compras em nome de terceiros, abertura de contas bancárias e contratação de cartões de crédito, golpes que visam instituições financeiras e comércios.

Regularizando o CPF

Para regularizar a situação do CPF, o delegado orienta que, em caso de pendência de regularização, o contribuinte deve transmitir a declaração obrigatória para regularização automática. Se o CPF estiver suspenso, a regularização pode ser feita pelo site da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br), por meio dos serviços para o cidadão, ou presencialmente em unidades da Receita, Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A Unit 4 destaca que, apesar do cenário positivo de documentos regulares, 1,06% dos CPFs ainda necessitam de ajustes, estando cancelados ou pendentes de regularização.

Divergências Cadastrais

Uma causa comum de suspensão do CPF é a divergência de dados entre a Receita Federal e o Tribunal Eleitoral. Alterações cadastrais, como a mudança de nome após casamento, precisam ser atualizadas em ambos os órgãos. A falta de atualização gera divergência de informações, resultando na suspensão do CPF até a regularização no Tribunal Eleitoral.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.