Número representa um terço dos 15 mil exames gratuitos disponibilizados na cidade
Em Franca, a procura por exames ginecológicos gratuitos está abaixo do esperado. De 15 mil consultas agendadas este ano, 5 mil mulheres ainda não realizaram o exame, representando um índice de absenteísmo de 34%, segundo a enfermeira Leziane Vilela.
Impacto da Falta de Comparecimento
A alta taxa de faltas compromete o andamento do programa, pois as vagas não preenchidas não podem ser reaproveitadas imediatamente. A enfermeira solicita que pacientes que não possam comparecer à consulta agendada entrem em contato com a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima para remarcar o exame e liberar a vaga para outras mulheres.
Onde Realizar o Exame e Como Agendar
Atualmente, os exames são realizados em três locais: uma clínica credenciada e duas UBSs (Chardim Luisa e Planalto). Há 1.400 vagas disponíveis para novembro, agendáveis em todas as UBSs, mesmo que não ofereçam atendimento ginecológico. Para agendar, basta procurar a UBS mais próxima e manter o cadastro atualizado com telefone e endereço.
Leia também
Cadastro e Contatos
A atualização cadastral é crucial para que a Secretaria de Saúde possa entrar em contato com as pacientes. O telefone para contato é (37) 07-4900.



