CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerca de metade dos enterros no mês de março em Ribeirão foi de vítimas da Covid-19

Em alguns cemitérios da cidade os familiares estão optando pela cremação pela dificuldade em encontrar novos túmulos
mortes por Covid Ribeirão Preto
Em alguns cemitérios da cidade os familiares estão optando pela cremação pela dificuldade em encontrar novos túmulos

Em alguns cemitérios da cidade os familiares estão optando pela cremação pela dificuldade em encontrar novos túmulos

Ribeirão Preto enfrenta um colapso no sistema funerário devido ao aumento exponencial de mortes por Covid-19. A cidade registrou 514 novos casos e 24 óbitos ontem, segundo o boletim epidemiológico.

Cemitérios lotados e aumento de cremações

O número de enterros em Ribeirão Preto aumentou em quase 25% nos três primeiros meses de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado, saltando de 817 para 1.183. Em março, foram mais de 400 sepultamentos, com 236 atribuídos à Covid-19. A falta de túmulos disponíveis tem levado muitas famílias a optarem pela cremação, uma prática que, segundo o presidente da Associação das Funerárias, Marcelo Gaspar, não é apenas uma questão cultural, mas sim uma necessidade imposta pela situação.

Impacto emocional e a necessidade de isolamento

A pandemia tem causado um sofrimento imenso para as famílias enlutadas. Dali Labordes, que perdeu o marido em 2020 e a irmã em março de 2021, descreve a dor como “uma sensação de vazio, um pesadelo”. O aumento de mortes também indica que a doença está se tornando mais letal em um período menor. De 15 de janeiro a ontem, Ribeirão Preto registrou 1.500 óbitos por Covid-19, representando metade das mortes do ano passado em apenas dois meses e meio.

A urgência do isolamento social

Domingos Alves, pesquisador da Faculdade de Medicina da USP, enfatiza a importância do isolamento social para conter a transmissão do vírus e reduzir o número de casos graves. Ele alerta que a situação é crítica e que abril pode ser ainda pior que março, com a cidade passando por uma “crise funerária”. Os números alarmantes demonstram a urgência da adoção de medidas mais rigorosas para frear a disseminação do vírus e evitar mais perdas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.