Município recebeu cinco mil doses, mas ainda restam 12 mil trabalhadores para serem imunizados; Sandro Scarpelini explica
A vacinação contra a Covid-19 em Ribeirão Preto segue em ritmo acelerado, mas com desafios. Em entrevista, o secretário da saúde, Santos Carpelini, detalhou a situação.
Vacinação de Profissionais da Saúde
Inicialmente, a prefeitura cadastrou cerca de 12 mil profissionais da saúde para vacinação. Com a chegada de apenas 5 mil doses, a imunização priorizou aqueles que se cadastraram entre março e abril, abrangendo profissionais de 35 a 59 anos. Aproximadamente 7 mil profissionais ficaram de fora desta etapa. A expectativa é pela chegada de novas doses para completar a imunização deste grupo. A estratégia incluiu o aproveitamento das doses em pessoas com mais de 60 anos, mesmo que não pertencentes à área da saúde, garantindo maior cobertura.
Próximas Fases da Vacinação
A prefeitura planeja iniciar a vacinação para pessoas de 54 a 59 anos com comorbidades. A imunização de outros grupos prioritários, como aqueles com síndromes e outras comorbidades não listadas, depende de novas diretrizes do Estado. A prioridade é seguir o plano estadual de vacinação para garantir o recebimento das segundas doses. A cidade também se prepara para receber as vacinas da Pfizer, necessitando de armazenamento em temperaturas específicas, em parceria com o Hospital das Clínicas.
Leia também
Apesar dos desafios na distribuição de vacinas, Ribeirão Preto mantém um ritmo de vacinação considerável, buscando evitar aglomerações e garantindo a segunda dose para todos. A prefeitura trabalha para agendar a vacinação de todos os grupos prioritários de forma eficiente e organizada, mantendo a população informada sobre as etapas seguintes.



