Bebidas foram selecionadas entre as melhores da categoria Lager; Carlos Braghin traz os detalhes no ‘Cerveja de Conteúdo’
O Prêmio CNA Brasil Arteza 2024, Cervejas paulistas estão na final de, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), destaca a importância da valorização do mercado artesanal, incluindo a cerveja artesanal. O concurso, que conta com o apoio da Cebra (Central Brasileira da Cerveja), da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abra cerveja) e do Papo de Sommelier, avalia produtos de forma técnica e também pela percepção do consumidor comum.
Premiação e participação do consumidor: O diferencial do prêmio está na avaliação feita por um júri especializado, que analisa critérios técnicos dos rótulos, e também pela opinião de consumidores aleatórios, que oferecem uma visão menos técnica, porém representativa do público final. Essa abordagem amplia a compreensão sobre o que agrada o consumidor e contribui para o crescimento do mercado artesanal.
Cervejarias finalistas e inovação: Duas cervejarias do estado de São Paulo foram finalistas na categoria cervejas lager, que são cervejas de baixa fermentação. Uma delas, a XCraft Beer, utiliza ingredientes da Mata Atlântica, como frutos nativos brasileiros, demonstrando a inovação e a valorização dos insumos regionais na produção artesanal.
Leia também
Importância dos concursos para o mercado
Os concursos são vistos como uma porta de entrada para as cervejarias, ajudando a despertar a curiosidade dos consumidores e a valorizar produtos de alta qualidade. Além disso, ao envolver o consumidor na avaliação, amplia-se o público e movimenta-se o setor cervejeiro, que pode estar estagnado por focar em um público restrito.
Diferenças entre cervejas de alta e baixa fermentação: As cervejas lager, ou de baixa fermentação, utilizam leveduras que trabalham no fundo do tanque e fermentam em temperaturas mais baixas. Já as cervejas de alta fermentação utilizam leveduras que atuam no topo do tanque e fermentam em temperaturas mais elevadas. O termo “lager” vem do alemão e está relacionado ao armazenamento da cerveja em períodos frios, que selecionou leveduras tolerantes a baixas temperaturas.
Entenda melhor
A participação do consumidor leigo na avaliação de cervejas artesanais é uma tendência que pode contribuir para o crescimento do mercado, ampliando o público e valorizando produtos que atendam às preferências reais dos consumidores.