Proprietários de automóveis que soltam mais fumaça escura do que o permitido poderão levar multa de até R$ 1.400
Desde o início do inverno, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) intensificou a fiscalização de veículos a diesel na região de Ribeirão Preto, em parceria com a Polícia Militar Rodoviária.
Operação Mega Comando
Quatro operações Mega Comando foram realizadas, com foco na avaliação da emissão de poluentes. Nesta semana, a ação ocorreu na rodovia Anhanguera, no sentido Jardinópolis, próximo ao Rio Pardo (km 326).
Fiscalização e Autuações
Segundo o analista ambiental André Piotini, da Cetesb, o objetivo é contabilizar veículos a diesel e identificar aqueles que emitem fumaça preta acima do permitido por lei. A autuação é feita sem a necessidade de parar o veículo. Em uma semana, 1.142 veículos foram avaliados, resultando em 25 autuações, com multa de R$ 1.413,00 (valor que dobra em caso de reincidência).
Leia também
Consequências da Multa
A falta de regularização do motor impossibilita o licenciamento do veículo em São Paulo. Veículos de outros estados também são autuados, mas o licenciamento deles não é diretamente impactado. O motorista autuado pode recorrer ou pagar a multa. Após a regularização, o licenciamento é liberado. Em todo o estado, a Operação Inverno da Cetesb já multou mais de 2.500 motoristas.



