Moradores dizem que chorume vazado de aterro sanitário teria escorrido até o local
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) está investigando a suspeita de contaminação de um canavial em Franca, interior de São Paulo, por chorume. O líquido escuro, resultante da decomposição de resíduos orgânicos, foi encontrado percorrendo um trecho de terra na zona rural, assemelhando-se a um pequeno riacho, até atingir uma lavoura de cana-de-açúcar e um córrego próximo a uma área de preservação ambiental.
Origem da Suspeita
A principal suspeita é que o vazamento de chorume tenha se originado no aterro sanitário da cidade, levantando preocupações sobre o gerenciamento de resíduos e seus potenciais impactos ambientais na região.
Posicionamento da INDEF
A INDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), responsável pela gestão do aterro sanitário, informou que está monitorando a situação de perto. A empresa alega estar removendo o excesso de material para evitar que atinja as lavouras e garante que realiza um controle permanente da área, com dispositivos de contenção que serão ampliados se necessário.
Leia também
Causas Apontadas
De acordo com a INDEF, o grande volume de chuvas recentes pode ter contribuído para o deslocamento da substância, sugerindo que as condições climáticas adversas podem ter agravado a situação.
A situação demanda atenção contínua e medidas preventivas para garantir a proteção do meio ambiente e a segurança das atividades agrícolas na região.



