Índice já vinha sendo registrado nos últimos dias na cidade, e na segunda (6) chegou no nível péssimo pela primeira vez
Incêndio em Jataí e Qualidade do Ar
O controle do incêndio na reserva de Jataí, em Luiz Antônio, e a consequente piora da qualidade do ar são os principais destaques desta quarta-feira. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) registrou índices críticos de poluição, classificando o ar como “muito ruim” pela segunda vez consecutiva. Na segunda-feira, o índice chegou ao nível “péssimo” pela primeira vez, atingindo 136 no índice de poluente MP2,5 (o nível péssimo é acima de 200). A CETESB recomenda que a população evite esforços físicos ao ar livre.
Impactos na Saúde
A péssima qualidade do ar pode agravar sintomas de doenças respiratórias em crianças e pessoas com problemas pulmonares e cardiovasculares. Mesmo indivíduos saudáveis podem sentir os efeitos do ar pesado, sendo aconselhável tomar precauções.
Recomendações e Previsão do Tempo
Além dos problemas respiratórios causados pela fumaça, as altas temperaturas previstas para hoje, com máximas entre 38°C e 39°C, exigem cuidados adicionais. A recomendação é se hidratar constantemente, evitando a exposição prolongada ao sol e atividades físicas extenuantes. O cheiro forte de queimada, sentido principalmente em Ribeirão Preto nas primeiras horas da manhã, reforça a gravidade da situação.
Leia também
A situação exige atenção da população e medidas de prevenção para proteger a saúde. Acompanhe as atualizações meteorológicas e os boletins da qualidade do ar para se manter informado e tomar as devidas precauções.



