CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

CETRAS Ribeirão Preto recebe filhotes de jacaré do papo amarelo resgatados de cativeiro

Répteis foram encontrados após uma denúncia pelos agentes em uma casa no município de Tabatinga, dentro de uma caixa de água
CETRAS Ribeirão Preto recebe filhotes de
Répteis foram encontrados após uma denúncia pelos agentes em uma casa no município de Tabatinga, dentro de uma caixa de água

Répteis foram encontrados após uma denúncia pelos agentes em uma casa no município de Tabatinga, dentro de uma caixa de água

O Centro de Triagem e Reabilitação (Cetras) do Morro do São Bento, CETRAS Ribeirão Preto recebe filhotes de, em Ribeirão Preto, recebeu na quarta-feira sete filhotes de jacaré-do-papo-amarelo, espécie ameaçada de extinção. Os animais foram resgatados em uma operação realizada pela polícia ambiental no município de Tabatinga, após denúncia de criação ilegal em cativeiro.

Segundo Alexandre Golveia, responsável pelo Cetras, os filhotes foram encontrados em uma caixa d’água na residência de uma pessoa que os mantinha de forma irregular. As imagens enviadas à equipe do centro confirmaram a espécie, e os jacarés chegaram ao local por volta das 15h30.

Resgate e situação legal:

“A polícia ambiental do município de Ibitinga entrou em contato com o Cetras pedindo apoio para o recebimento dos filhotes. Houve uma operação em Tabatinga, onde foi constatada a criação indevida dos animais silvestres”, explicou Alexandre.

Ele ressaltou que a criação de animais silvestres em cativeiro é crime, especialmente para espécies listadas na categoria de ameaça da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A multa para quem mantém esses animais pode variar de R$ 500 a R$ 5 mil por espécime, dependendo do grau de ameaça da espécie.

Estado de saúde e cuidados:

“Os filhotes estão passando por avaliação nutricional e exames. Eles estão com temperatura controlada, pois, como répteis, precisam de ambiente favorável para regular a temperatura corporal”, afirmou Alexandre.

Os jacarés permanecerão no Cetras até atingirem tamanho adequado para a soltura, o que pode levar um tempo considerável devido ao metabolismo lento da espécie. O centro não permite visitação durante o período de reabilitação.

Características da espécie: O jacaré-do-papo-amarelo é encontrado em diversos biomas brasileiros, especialmente na Mata Atlântica e no Pantanal, habitando rios, lagos, lagoas e brejos. Os filhotes resgatados medem entre 15 e 30 centímetros, com idade estimada em cerca de um ano.

Informações adicionais

O Cetras do Morro do São Bento é um centro especializado em reabilitação de animais silvestres, que atua no recebimento e cuidado de espécies resgatadas, visando sua posterior soltura no habitat natural.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.